Guia de tops de corrida

Comprar um bom top de corrida parece, mas não é uma tarefa difícil. Para isso, basta você saber exatamente o que funciona para seu corpo que só de bater o olho numa peça saberá se atende suas expectativas ou não.

Quando corremos os seios não balançam apenas para cima e para baixo; existem também os movimentos de um lado para o outro e de dentro para fora. Quanto maiores eles forem maiores também serão os movimentos e a missão do top é justamente diminuir estas movimentações todas.

Como podemos observar na figura acima, o componente estrutural da mama é o tecido adiposo (gordura) e não existe músculo dentro dela, somente atrás e embaixo.Estes músculos trabalham juntamente com um conjunto de ligamentos que chama Ligamentos de Cooper resultando na sustentação natural dos seios – e é nossa arma secreta contra a ação da gravidade.O que acontece é que o balancê da corrida quando não sustentado corretamente prejudica essas estruturas e deixam nossos peitos caídos e é bem aí que entra o top de corrida ideal que vai te proteger dessa horrível situação.

O top precisa ser confortável na dose certa, um top com elásticos frouxos apesar de parecer mais confortável não vai ser eficaz na luta contra a Lei da Gravidade, ou seja, ele não vai segurar seus seios, mulheres. Por isso, o ideal é que a peça seja apertada tanto nas alças quando no elástico que fica na base do top/alto das costelas.

Tops de compressão:

1- Nike / 2- Mizuno / 3- Lupo Sports / 4- Adidas

Eles são meu preferidos, eles oferecem suporte médio e são indicados para mulheres com seios pequenos ou médios. Gosto tanto desses tops que uso diariamente como sutiã, exceto quando estou na TPM, pois meus peitos ficam maiores e prefiro os de bojo, mas praticamente não uso sutiã.

Tops com bojo:

1-New Balance/ 2-Nike/3-Puma/ 4- Track&Field

São bons pra quem tem os seios grandes, pois evita que os mesmos fiquem sobrando nas laterais. Além disso eles costumam ter ajuste nas alças, o que auxilia ainda mais no suporte.

Costas nadador (Nike):

Puxando à partir do meio das costas, este modelo de top pressiona mais os seios contra o corpo e ajuda a mantê-los presos.

Alças paralelas ( Alekta):

Distribuem o peso dos seios com mais eficiência do que as costas nadador, são indicados para quem tem seios grandes.

Top confortável não significa top solto. Para saber se sua peça está com o suporte ideal você deve puxar as duas alças em direção ao centro do peito, e se elas se encontrarem com facilidade é porque seu top está frouxo e precisa ou ser regulado, ou ser de um tamanho menor.

Eu tinha o hábito de usar top frouxo pq ficava encanada com as peles que “sobravam” nas costas, mas prefiro ter pele sobrando. Aliás, pele “sobrando” nas costas é super normal, até as mais magrinhas muitas vezes tem.

Um segredinho: tem muito top que dá pra ser usado ao contrário. Os antigos daNike Pro tinham costura dentro e não tinham fora, então eu usava ao contrário e não me machucava nos longos.

Fique atenta no tipo de costura que a peça tem, fechos tipo de sutiã são legal pelo ajuste mas podem machucar muito num treino longo assim como costuras grosseiras.

Sobre a durabilidade dos bonitos, o ideal é lavar com água fria e na mão pois a água quente e a bateção da máquina de lavar muitas vezes podem detonar o elastano da peça. É normal que depois de um tempo você perceba que eles ficaram frouxos, então essa é a hora de aposentar. Eu, como sou apegadíssima aos meus tops, uso eles pra outras coisas depois que perdem a função.

Nas lojas outlets você consegue encontrar muita coisa barata de coleções anteriores, então não tem desculpa pra correr com os peitos balançando por aí, certo?