Primeiros passos

Hoje acordei nostálgico. Ao sair bem cedo para a academia, observei os corredores pelo caminho, ao longo da Lagoa Rodrigo de Freitas, minha casa na corrida. Conheço praticamente todo mundo, ao menos de vista. No meio da família, acho bacana perceber a presença de novatos no esporte. É fácil reconhecê-los, pois correm meio desconfiados, como que se perguntando a clássica “o que estou fazendo aqui”? Respondo com o olhar: evoluindo, tornando-se uma pessoa melhor. Dá até orgulho!

No início as coisas evoluem tão rápido, que basta um pouco de paciência, um mês apenas, para você sentir o poder transformador da corrida. Mas tem que ir na boa, não pode chegar e querer atropelar. Assumir o trote é uma libertação. E tem que ter cabeça para isso. Colocar o orgulho de lado e saber que ser o mais lento hoje não é sinônimo de fraqueza, mas de resiliência. Claro, ser deixado para trás por 99% dos corredores pode deixar qualquer um inseguro. Poxa, será que estão olhando para o meu tênis que nem sei se comprei o certo? Será que sou muito torto? E esse bracinho, faço o que? Fico ereto ou caio para a frente? Por mais que você já tenha um monte de dicas, algumas charadas terão que ser resolvidas por você mesmo, na hora H. Calma, que tudo se ajeita.

Não tem erro, os amigos botam pilha e, daqui a pouco, você já está procurando uma prova para estrear. Ah, vou fazer aquela lá em Pararalândia! São 5 quilômetros, acho que se andar um pouquinho no meio eu consigo! Ops, nada te impede de seguir esse plano, mas antes que tal tentar melhorar um pouquinho para que a experiência seja o mais legal possível. Hoje em dia tem tanta prova que não vale, com o perdão do trocadilho, correr para participar daquela que, mesmo sendo suuuuuuuuuper divulgada e hypada, ainda é um desafio muito grande para você. Vai no sapatinho, se prepare com calma, espere estar correndo mais de 5km direto, sem acabar parecendo um peixe depois de 5 minutos fora d’água. Não convulsione, equacione.

Agora sim, já está treinado, viu? Sabia que esse dia ia chegar. Olhe com calma todas as opções. Gosta de correr à noite? Tem prova. De dia? Ô! Com subida, com descida, perto ou longe da praia, no mato, no asfalto, com ou sem mimos, kit vip ou mulambento. Escolha. Vá ser feliz. A primeira corrida, se bem planejada, tem tudo para te deixar maravilhado ao se perceber como parte de uma grande comunidade. É um bando de viciados que acordam de madrugada para, simplesmente, celebrar o fato de que funcionam como células muito vivas de um organismo apaixonante. Bem-vindo ao clube. Aqui não se paga mensalidade e o título é vitalício. Aproveite!