Missão (im)possível

Uma maratona abaixo de três horas não é para qualquer um

Há 25 anos, o maior sonho de um corredor era concluir uma maratona. E as pessoas perceberam que isso era possível, bastava dedicação. Depois, o sonho se tornou correr os 42 km em torno das 3h20. Novamente possível. Agora chegamos ao momento em que muitos corredores enxergam o sub 3h como carne de vaca. Eu acho que não é bem assim.A evolução da fisiologia, da nutrição e da medicina esportiva ajuda um número cada vez maior de corredores a conquistar um sub 3h. Mas não acredito que um tempo desses na maratona seja para qualquer um. Ele depende de inúmeros fatores e de uma dedicação que muitos não suportam. Para se ter uma ideia, indico um preparo de dois a três anos para isso – claro que existem corredores que alcançam um sub 3h de um ano para o outro, mas isso é difícil.

Leia mais:
+ Kenenisa Bekele vence Maratona de Berlim, mas não bate recorde mundial

Além do tempo de preparo, é preciso chegar a uma taxa de gordura entre 7% e 9%, ter o acompanhamento de um nutricionista (principalmente com foco na recuperação muscular), treinar cerca de cinco vezes por semana e preparar um bom calendário de provas. Muito se fala do volume semanal, mas sou dos que acreditam em uma quilometragem não tão alta. O executivo Lelo Apovian, que concluiu a Maratona de Berlim em 2h36, por exemplo, não fazia grandes distâncias na semana. O mesmo aconteceu com a administradora Kamilla Pontes, que conquistou 2h58 na Maratona de Buenos Aires (nossa primeira atleta mulher a conquistar um sub 3h!). Um volume semanal de 140 km pode até funcionar, mas a própria Kamilla conquistou esse recorde pessoal fazendo de 60 a 80 km por semana (com picos máximos de 90 km).

Na verdade, tudo vai depender do atleta. Alcançar um sub 3h é um processo de evolução de limiares, de mudança do padrão de velocidade e aumento de potência aeróbica. Essa evolução começa ao correr bem os 10 km, para então crescer a distância aos poucos. Sempre sugiro um calendário que inclua de duas a três provas de 10 km, duas meias e a maratona. E essa prova-chave deve ser escolhida estrategicamente: com boas condições de vento, temperatura amena e percurso predominantemente plano. Por isso um calendário inteligente é essencial.

A musculação é importante, mas a especificidade da corrida é ainda mais. Se você corre cinco vezes por semana, separe os outros dois dias para fortalecer os músculos – especialmente o core, que engloba abdômen, costas e quadris – e assim ajudar também a recuperação. Achou pesado? Para entrar nesse jogo, você tem que levar vida de atleta – e isso inclui foco total no seu objetivo.

Por isso, repito: muita gente pode sonhar com um tempo incrível nos 42 km, mas não todos. O sub 3h vem crescendo entre os amadores – só em 2015, 28 atletas da MPR conseguiram. O número de maratonistas no Brasil também aumentou, e os atletas estão mais experientes. E por experiência quero dizer foco total e muita dedicação. Não tem jantar de graça. Quem não se encaixa nessa rotina não chega lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here