Todos nós somos

É uma bobagem definir se alguém é corredor pelo volume de treino

Dados recentes no Brasil mostram que em 2014 houve um crescimento de mais de 14% no número de corredores em provas. Isso é um dado muito positivo, pois mostra que a cada ano mais e mais pessoas dão um bico no sedentarismo e iniciam seus treinos e mudanças de hábitos. E as provas de corrida são e sempre foram agentes estimuladores dessas mudanças.

Dentro das próprias assessorias esportivas, percebo com frequência – e com alegria – novas caras se juntando aos rostos conhecidos, que habitam os treinos nos parques, praias, ruas e esteiras do país. Uma das grandes preocupações que tenho dentro da nossa assessoria é a saúde e a evolução do corredor. Assim, procuramos analisar os últimos estudos sobre fisiologia e preparar os melhores treinos tanto para aqueles que querem performance (desde que tenham condições de aspirar por isso), para aqueles que já correm há muitos anos e agora procuram apenas se manter bem-condicionados e competitivos, e também para os iniciantes, que começam agora a correr e entender sobre esse mundo. Para todos eles, tentamos mostrar que, na corrida, muitas vezes menos é mais.

Alguns corredores pensam que só deveria ser considerado corredor aquele que treina muito ou “roda” tantos quilômetros por semana. Como se aquele que levanta cedo três vezes por semana para correr e faz entre 5 e 6 km por sessão não merecesse o título de corredor. Que besteira! Toda pessoa que semanalmente coloca um par de tênis, ou não (existem alguns minimalistas), e sai correndo por aí é corredor, sim, senhor. Alguns que eu conheço só correm provas de 5 km, mas correm forte, e outros milhares completam suas provas de 5 km como se fosse a sua primeira maratona. Com a mesma emoção.

Manter a saúde praticando uma atividade física, seja três ou seis vezes por semana, é algo que devemos admirar e estimular. Junta-se a isso exercícios de força, uma boa alimentação e noites de sono com qualidade e temos os ingredientes para um envelhecimento com mais saúde e dignidade.

Certa vez, há 10 anos, estava tentando convencer um grupo de corredores a correr uma meia-maratona internacional (naquela época, poucos viajavam para fora para correr uma meia). E um dos atletas me disse: “Você acha que vale a pena investir em uma prova internacional para correr só 21 km?”. O que eu respondi, e respondo até hoje, é que corredores de pista de todas as idades viajam internacionalmente para competir por 10 a 20 segundos (duração de uma prova de 100m rasos), mas antes disso, treinam todos os dias de maneira disciplinada e séria. E isso por anos, décadas. Agora me fala: eles não são corredores?