A pele que habito

Por Carla Goes – Dermatologista e médica cirurgiã

Os corredores se preocupam em cumprir a planilha, em ter uma boa alimentação, um tênis de corrida bacana. Mas raramente se lembram da pele, nossa eterna parceira de treinos. E, sim, quem corre fica com os poros mais abertos e tem mais chances de apresentar manchas e outros problemas de pele. E não falo apenas de quem corre ao ar livre, já que os raios solares nocivos, a poluição e o gás carbônico não são os únicos inimigos. Na academia, o arcondicionado e as lâmpadas frias também ressecam a pele.

Mas calma, você não precisa abrir mão do seu esporte preferido, que tanto lhe faz bem. Basta adotar alguns procedimentos e ter disciplina no dia a dia, como a que você já tem com a corrida. Há, sim, a questão dos radicais livres liberados durante o exercício. Mas para boa parte dos atletas amadores, que corre com moderação, esse fator não é um problema se os exercícios forem acompanhados de uma dieta equilibrada (rica em antioxidantes) e de uma boa hidratação. Se a preocupação é com uma eventual flacidez da pele, um trabalho de força como treino paralelo é um santo remédio. Confira agora algumas dicas para manter o corpo e a pele em forma:


Corrida ao ar livre

Antes O primeiro passo é lavar o rosto com um sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele. O filtro solar, de preferência resistente à água, deve ser aplicado no rosto e demais áreas expostas 20 minutos antes do treino, mesmo em dias nublados. É importante também usar boné ou viseira e óculos de sol. E principalmente se hidratar antes, durante e depois da corrida. Repor o líquido que o corpo gasta com a atividade é fundamental para manter a pele hidratada. Outra dica é usar roupas com tecnologia que filtre os raios solares. Na alimentação, é importante ingerir frutas variadas, cebola, brócolis, cacau, linhaça, berinjela, chá verde, açafrão-da-terra e arroz integral. Quanto mais variado e colorido o prato, mais antioxidantes serão fornecidos para combater os radicais livres.

Depois Lave novamente a pele com um sabonete de acordo com o seu tipo de pele. A hidratação e o uso de cremes à base de vitamina C são essenciais. E sempre consulte um dermatologista para avaliar a sua pele. Ele pode indicar complexos vitamínicos que farão toda a diferença, não apenas em relação à parte estética, mas também na prevenção do câncer.

Na academia

Mesmo em lugares fechados, é preciso ter alguns cuidados com a pele. As orientações anteriores em relação à nutrição, hidratação e vestuário continuam valendo. Mas aqui o protetor solar pode ser substituído por um creme hidratante específico para o seu tipo de pele, principalmente se ela for mais sensível e ressecada.