Ranking da vergonha

É triste, mas a realidade é que nos últimos anos, uma das palavras mais ouvidas no mundo dos esportes é a ‘doping’. Por conta disso, a Agência Mundial Antidoping, a Wada, organizou um relatório sobre os casos no mundo no ano de 2014.

O estudo traz a informação de que é a Rússia quem lidera o número de ocorrências, com 148 casos, seguida pela Itália com 123 e Índia, com 96. Bélgica, França, Turquia, Austrália, China e Coréia do Sul também estão no top 10.

O Brasil aparece na nona colocação com 46 de um total de 1.693 casos de doping, que envolvem 109 nações em 83 modalidades. Entre esses casos descobertos no Brasil, a maioria veio do atletismo, com 13 violações e uma de descoberta não-analítica, relevada após um trabalho de “inteligência” da entidade.

Segundo o presidente da Wada, Craig Reedie, esse relatório representa a mais completa estatística global sobre doping para as modalidades e países em 2014. Agora, a entidade aguarda o relatório para o próximo ano. Sua meta é mostrar o impacto do novo código antidoping e das medidas tomadas para um melhor controle.