Saladão

Filme

Race – Stephen Hopkins

Baseado em fatos reais, Race conta a história de Jesse Owens, o mítico atleta norte-americano que nas Olimpíadas de Berlim de 1936, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, surpreendeu o mundo com suas quatro medalhas de ouro. Os triunfos do atleta negro, realizadas diante do próprio Hitler, contradiziam a teoria nazista da supremacia da raça ariana. As cenas da multidão no Estádio Olímpico de Berlim (onde realmente foram gravadas) mostram a tensão e a expectativa causadas pelas performances de Owens, apesar dos sinais de racismo vindos de todos os lados. O longa, dirigido por Stephen Hopkins, foi lançado em fevereiro nos Estados Unidos e ainda não tem data de estreia no Brasil.

Playlist

Escape by Ellie Goulding -Spotify Running

Depois do lançamento do aplicativo Spotify Running, que seleciona a melhor trilha sonora de acordo com o seu ritmo de corrida, a novidade da plataforma musical é a playlist “Escape by Ellie Goulding”. A cantora e compositora britânica, que também corre (já fez cinco meias maratonas), criou uma seleção especial de músicas suas (novas e antigas) e fez alguns remixes que, segundo ela, potencializam as boas sensações provenientes da corrida e ajudam a eliminar as pressões do trabalho – para você ser um corredor mais rápido e mais feliz.

Livro

Two Hours – The quest to run the impossible marathon – Ed. Caesar, US$ 26, 258 páginas

Em 2003, após bater o recorde mundial da maratona em 2h04min55, o queniano Paul Tergat, famoso no Brasil por suas cinco vitórias na São Silvestre, disse que “recordes existem para serem batidos, é possível que baixem meu tempo. Mas é impossível ser menos de duas horas”. Será? É o que o jornalista Ed Caesar tenta responder em Two Hours ao dissecar a trajetória de atletas de elite e analisar a história, a fisiologia e a psicologia da maratona. simonandschuster.com

Documentário

Projeto Memória do esporte

O projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro surgiu em 2011 para resgatar e preservar a trajetória do esporte nacional e as histórias de nossos principais atletas. Anualmente, especialistas selecionam as propostas mais bacanas, que são produzidas

com o patrocínio da organização. Os filmes escolhidos no edital de 2015 ainda estão sendo rodados, mas já há diversos documentários disponíveis online. Você pode buscar por modalidade – o atletismo tem sete vídeos de cerca de 30 minutos cada com os quais você já pode se inspirar e se divertir.