Posso correr em paz?

Essa semana aconteceu mais um episódio lamentável na USP, envolvendo duas corredoras que, no momento do seu lazer e do seu treino, foram covardemente atacadas por bandidos. Agradecemos a Deus por algo mais grave não ter acontecido e torcemos para que o ocorrido possa ser superado por elas. Que não fiquem com sequelas psicológicas e nem deixem o medo crônico dominar suas vidas. Que fiquem em paz e possam fazer seu esporte quando assim o desejarem. Mas gostaria de aproveitar o ocorrido e fazer alguns alertas que, espero, possam evitar alguns sustos como esse.

Antes de qualquer coisa, é importante ter noção que o que aconteceu não está restrito a USP ou a qualquer lugar específico. Resumindo: pode ocorrer em qualquer lugar. Vivemos num país de enormes desigualdades sociais e, como já sabemos, o poder público não dá conta de garantir a segurança como deveria. Logo, isso, significa que não importa onde treinemos, estamos vulneráveis.

Estacionar e pegar o carro são dois momentos cruciais. Tenho colegas de equipe que já foram assaltados exatamente assim. A pessoa desce do carro, relaxada, se preocupa em ativar o satélite do relógio e… pronto, dançou! No final do treino, relaxado, cheio de endorfina, chega no carro distraído e pimba! Em qualquer hora do dia, redobre a atenção próximo do seu carro. Durante o treino, vale ficar esperto, especialmente em horários e lugares mais desertos. É comum observar gente correndo de fone, com um super relógio no pulso e braçadeira com o smartphone da moda, totalmente relaxado. Quando eu conheço, sempre dou um toque. Mas alguns se zangam. Falam que tem o direito de ir e vir e que é um absurdo ter que ficar se impondo limites. Também acho bizarro, mas falta combinar com o ladrão. Logo, cuide-se! Não saia como uma árvore de Natal, ainda mais se estiver sozinho!

Mais: se não é necessário, não leve. Quanto mais coisas você carregar, mais vai chamar a atenção dos meliantes. Pode sair sem relógio? E sem celular? Por que não? Outra coisa: quanto maior o grupo, menor a chance de você ter problemas. Treina numa equipe? Procure conciliar os horários. Não treina? Chame amigos para fazer com você. Não importa se você é homem ou mulher, não dê uma de valente. Na dúvida, vá para a esteira! Procure se mobilizar junto ao poder público da sua cidade, envolva outros corredores, associações, equipes…faça barulho! Fique sempre de olho, relaxe, mas com um olho no gato e outro no peixe. Ah! Sempre é bom deixar alguém sabendo onde você vai estar e que horas pretende voltar.

Parece exagerado? Concordo! E me revolto com o estado de coisas que vivemos. Mas, na realidade, é melhor fazer o possível para prevenir e não dar mole do que se lamentar depois. Reze, peça proteção, mas faça o seu. Cuide-se sempre para ter muitos anos de corridas pela frente.