De volta ao básico

Eu amo listas. Desde que me conheço por gente. Na verdade, desde que comecei a acumular pendências. Elas têm o poder mágico de esvaziar a mente e deixar a gente mais leve. Na verdade a sensação que eu tenho é de que peguei um monte de bichinho que estava na minha cabeça sugando minha energia – como cupim em madeira – e coloquei os malditos em um pote de vidro. Transparente. Para enxergar a realidade com clareza. E como nosso objetivo por aqui é manter a forma e viver de uma maneira mais saudável, eu queria deixar uma listinha com três atitudes que podem lhe ajudar a chegar lá.

1/ Priorizar alimentos frescos, como frutas, legumes e verduras. Assim você garante uma boa dose de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes e aumenta suas chances de viver mais, melhor e longe de várias doenças. Dê preferência aos orgânicos, livres de agrotóxicos (se não todos, ao menos os que comemos com casca). Já os produtos industrializados devem ser minoria na despensa e geladeira: eles trazem uma série de substâncias estranhas que mexem com o nosso corpo de uma forma que estamos longe de desvendar.

2/Tratar o intestino com o devido respeito. É lá que estão mais de 70% das células de defesa do nosso corpo e que é produzida a imensa maioria da serotonina serotonina, o “neurotransmissor do bem-estar”. E mais: dois hormônios produzidos pelo intestino ajudam a regular o apetite. Cuide dele com alimentos ricos em fibras (como frutas, legumes, grãos, sementes e versões integrais dos alimentos) e fontes de probióticos (as bactérias “do bem”), como iogurtes e leites fermentados (ou até mesmo suplementos). Manter-se bem hidratado (com água pura) e praticar regularmente um esporte também ajudam.

3/ Valorizar a proteína.

Esse nutriente deveria estar em todas as refeições. Além de ajudar na construção e reparação muscular, é ele que – ao lado das fibras e da gordura – mantém a fome sob controle. Ao optar pelo carboidrato de massas, pães ou frutas (ou até mesmo sucos naturais), consuma junto uma fonte de proteína. Assim você reduz a velocidade de absorção desse carboidrato e prolonga a sensação de saciedade.

O bom dessa lista é que ela é curtinha, motiva ao invés de intimidar. Mas, se você preferir, pode transformar os três itens em quatro, cinco, seis, sete..e eleger metas de curto, médio e longo prazo; assim como faz com a corrida. Acredite: será mais simples do que você imagina, já que um hábito saudável sempre puxa outro.