Bicho papão de corredora

A lista de benefícios da corrida é interminável. Se você começou a correr para perder peso, já deve ter sentido que o esporte pode fazer muito por você: ele trabalha sua autoestima, dá pique, deixa até o dia mais bonito. Mas preciso ser sincera: se você é mulher e corre, há boas chances de sentir dor nos joelhos ou nos quadris – ou em ambas as regiões – pelo menos uma vez na vida.

Em muitos casos, esse tipo de problema está ligado à estrutura anatômica da mulher. Nós temos a pelve mais larga que os homens, e isso pode gerar algumas alterações no nosso alinhamento que prejudicam nossa corrida. Uma bem comum é o valgo dinâmico, ou seja, quando um ou os dois joelhos “caem para dentro” na fase de apoio da corrida. A pelve também tende a inclinar para os lados mais que o normal, favorecendo uma postura inadequada. Esses desequilíbrios, em muitos casos, favorecem o surgimento de lesões.

Mas, se eu tivesse que eleger a principal causa de lesões entre as mulheres, não citaria a anatomia, mas sim, a fraqueza na musculatura do quadril (nos glúteos médio e mínimo). Ela vem sendo apontada como fator de predisposição a diversos problemas nos joelhos, principalmente a síndrome da dor femoropatelar (dor anterior no joelho ou atrás da patela) e a síndrome da banda itiotibial (dor na lateral do joelho). Por isso, tão importante investir em um trabalho de força que trabalha não somente, mas especificamente, a região dos quadris.

Também indicado que toda corredora faça uma análise biomecânica da corrida em uma clínica esportiva, com um fisioterapeuta que tenha experiência no gesto esportivo. Com a ajuda desse profissional, ela vai ganhar uma nova consciência corporal e deve fazer uma série de exercícios funcionais para “aterrissar” de maneira correta na corrida.

Devemos ter em mente que o corpo humano é um mecanismo complexo e todas as suas partes estão relacionadas. E por isso é tão importante essa avaliação da corrida como um todo. Não adianta a gente olhar apenas se uma mulher tem uma pisada pronada (“para dentro”) e taxar isso como a causa da dor nos joelhos. A dor pode estar ligada a um desequilíbrio muscular na região dos quadris, ao valgo dinâmico, a qum quarto fator a ser descoberto ou a uma combinação de dois ou mais fatores. De preferência, essa avaliação da corrida deve ser realizada de forma preventiva, antes que as lesões ocorram. E isso também vale para o fortalecimento muscular.

Uma frase resume bem a causa de muitas lesões na corrida, principalmente nas mulheres, que eu deveria servir como lema para nós, corredoras: “Você deveria estar em forma para correr e não correr para ficar em forma!”.