Contagem regressiva para a Rio 2016

Mais de 400 atletas marcaram presença no Campeonato Ibero-Americano, o evento-teste de atletismo para os Jogos Olímpicos do Rio, que aconteceu nos dias 14, 15 e 16, no Rio de Janeiro. As disputas aconteceram no Engenhão, estádio construído para os Jogos Pan-Americanos em 2007 e reformado exclusivamente para as Olimpíadas desse ano. Para Sebastian Coe, presidente da Federação Internacional de Atletismo, a pista foi aprovada, além de ter sido considerada de boa qualidade para a maioria dos competidores.

O Brasil levou para a cidade carioca uma delegação de 90 atletas, mas apenas seis deles conquistaram o índice olímpico em suas modalidades: Kauiza Venâncio nos 200m, Jailma Sales nos 400m, Luimar Paes e Kleberson Davide nos 400m, Fabiana Moraes e Maila Paula nos 100m com barreiras. Todos precisam estar entre o ranking dos três melhores tempos do país nas respectivas provas para assegurarem suas vagas para a Rio 2016.

A competição foi marcada não só pelos índices alcançados pelos brazucas, mas também por um atrito entre a velocista Rosângela Santos e um repórter de TV que cobria ao evento. Na entrevista, Rosângela disse ao jornalista que a pergunta feita por ele era irrelevante e que não iria responder. Em seguida, repetiu o ato, ao ser questionada sobre o mau momento dos brasileiros nos 100m masculino. Bastante irritada e discutindo com o entrevistador, Rosângela se recusou a falar sobre doping, Ana Claudia Lemos ou do revezamento feminino.

Segundo o treinador de Rosângela, Carlos Aberto, Rosângela sempre agiu dessa forma desde a adolescência. “É uma pena muito grande que isso tenha ocorrido. Agora é lamentar e torcer para que isso não se repita”. A principal patrocinadora da atleta, a Adidas, informou que não apoia qualquer tipo de insultos ou maus tratos a repórteres e profissionais envolvidos nas competições.

Veja o vídeo do episódio abaixo: