Ciladas do frio?

No frio, o corpo trabalha um pouco mais para manter nossa temperatura estável e, para isso, a gente queima um pouco mais de energia. E daí, o que a gente pensa? A) Nossa, ótima oportunidade para entrar em forma, basta manter a dieta! B) Que delícia, já que vou queimar mais calorias, posso comer um pouco mais! Alternativa B, né? E é aí que mora o perigo… O metabolismo fica levemente mais rápido para aquecer o corpo. Levemente. E a gente facilmente exagera à mesa no inverno.

A impressão que dá é que a fome se torna seletiva. Fica de frescura, perde seu caráter visceral. A gente está verde de fome, mas recusa a maçã. O brócolis, coitado, só vai passear no prato. Fome? Está mais para gula, essa salafrária. Tudo culpa do frio que faz o corpo pedir comida reconfortante, que aqueça a garganta e o coração. E é por isso que é tão fácil chegar na primavera com a calça jeans mais justa. Ainda mais quando os exercícios travam uma batalha inglória contra o edredom.

O ideal seria manter uma dieta relativamente saudável também no frio – mas com adaptações ao clima, claro. Comigo, a salada de folhas não tem vez. Geladinha, molhada, parece que estou bebendo água gelada. E estou mesmo: 95% da alface-americana é água. No lugar dela, entra a sopa: nutritiva e me ajuda a evitar exageros na refeição principal. A minha preferida é a de cenoura (ou abóbora-japonesa) com gengibre, raiz com propriedade anti-inflamatória e termogênica, ou seja, dá uma aceleradinha (bem de leve) no metabolismo. Com lascas de peito de frango, vira prato principal. Já no buffet de sopas da padoca, todo cuidado é pouco. Fácil, fácil duas colheres de sopa trazem as mesmas calorias de um BigMac. Isso porque eles geralmente usam farinha de trigo ou amido de milho para engrossar o caldo. Ali, fuja dos cremes e prefira a canja de galinha, com legumes visíveis.

Quando preciso de uma massinha, sempre dou preferência ao molho de tomate caseiro. E para matar o desejo por doce, dou um “trato” nas frutas. A banana, em rodelas, é assada com uma pitada de canela e outra de açúcar demerara. O abacaxi é grelhado e com raspas de limão e iogurte. O abacate com cacau em pó e um teco de mel vira um creme que afasta a fome por um bom tempo, graças à santa gordura. O mingau com água fervida, aveia, pitadas de canela e açúcar de coco também salva a pátria.

Chá de canela, gengibre, branco e verde são todos termogênicos. E mais uma forma de eu beber água no frio. Desidratação é comumente confundida com fome. Bateu uma “fominha”? Beba água e espere uns 15 ou 20 minutos. Se não passar, aí, sim, apele para um punhado de castanhas e frutas secas. A primavera agradece.