Meditação

Conheça um pouco sobre essa prática para torná-la sua aliada na corrida

O que é?

Treinar a mente para se concentrar no presente. Muitas vezes, são usados exercícios de respiração, práticas de consciência, contemplações e técnicas de visualização. A meditação permite que a mente e o corpo se comuniquem de forma mais direta para, assim, melhorar seu desempenho no exercício e sua consciência corporal, o que reduz o risco de lesões. A seguir, John Campbell, especialista norte-americano em meditação e professor de estudos religiosos da Universidade da Virgínia (EUA), explica como a meditação pode ser uma excelente aliada da corrida.

Como funciona

Com a meditação, é possível entrar em sintonia com o corpo e ter mais foco. Ela também pode ajudar a controlar o nervosismo pré-prova e a prevenir lesões, já que tendemos a perceber logo qualquer desconforto.

O que esperar

Os instrutores te ajudam a se concentrar na respiração enquanto você estiver sentado, andando e correndo. E você aprende a visualizar o sucesso na corrida (como cruzar uma linha de chegada pela primeira vez).

Plano de tratamento

Os corredores são geralmente aconselhados a meditar por alguns minutos em cada corrida. Analisar sua motivação antes de correr pode ajudá-lo a permanecer focado no presente enquanto você corre. “Sou coach do esporte, ou seja, faço um acompamento que ajuda o atleta a ter performance na prova. E meditação e mentalização fazem parte do processo”, diz o treinador José Carlos Fernando, da assessoria ZTrack.

Fornecedores

Diversas escolas, clínicas e retiros dão cursos de meditação, entre eles o Instituto Nacional de Meditação.

Como tudo começou

Meditação é uma prática ancestral. Mas, em 2012, Sakyong Mypham, um corredor de nove maratonas, popularizou o movimento de “meditação e corrida” com seu livro Running with the Mind of Meditation (ainda sem tradução em português). Ele descobriu que sincronizar mente e corpo aumentava o seu prazer no esporte

“Para mim, meditar é se isolar de tudo, inclusive dos pensamentos. Eu medito antes e durante a prova. Chego a esvaziar a mente de tal maneira que pareço flutuar. Também me ajuda muito visualizar a linha de chegada.” Ana Gorini da Veiga, 2h59 na Maratona de Nova York de 2015

– Há cursos online de meditação e aplicativos para celular gratuitos, como o Head Space. Você pode gastar pouco com livros ou encontros em que a contribuição sugerida é de cerca de R$ 20. Ou investir muito, como em cursos de mais de R$ 1.000.

-->

– As sessões geralmente duram de 15 a 20 minutos, mas podem ter até mesmo um minuto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here