Asfalto, seu divã!

Mais que um esporte, a corrida de rua é terapia e hobby, graças aos seus inúmeros benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Por isso, listamos cinco bons motivos para você sair do sofá e se tornar de vez um corredor!

Emagrece e fortalece os ossos

A corrida é um excelente exercício para perda daqueles quilinhos extras. Dependendo do atleta e da intensidade do treino, é possível perder cerca de 70 calorias por quilômetro. O esporte ainda tonifica e fortalece os músculos, deixando os ossos mais fortese afastando doenças como a osteoporose.

Melhora o condicionamento cardiovascular

Além de espantar o sedentarismo, a corrida ajuda a controlar a ansiedade, o stress, a pressão arterial e os níveis de obesidade. E, claro, há um enorme ganho na qualidade de vida.

Alivia o stress

Ao correr, o corpo libera serotonina e endorfina na corrente sanguínea, substâncias responsáveis pelo alívio do stress e também pela sensação de bem-estar. Por isso, bastam 30 minutinhos diários desse exercício e pronto: cabeça leve, corpo saudável e nada de stress!

Melhora o sono

Em um estudo, pessoas que sofriam com insônia e passavam a trotar por 20 a 30 minutos em dia alternados reduziram pela metade o tempo para pegar no sono, isso porque, de acordo com o Instituto American Sleep Disorders Association, todas as pessoas que fazem alguma atividade aeróbica dormem melhor e espantam o sintomas de insônia. Vale ressaltar que é durante o sono que o organismo trabalha no combate aos radicais livres e na recuperação da célula muscular, e ainda estimula o hormônio do crescimento.

Aumento do círculo de amizades

Além de disposição para encarar o dia a dia, melhora no humor e elevação da auto-estima, a corrida também pode fortalecer laços e fazer você descobrir novos amigos que compartilham da mesma paixão e que te ajudarão a ir atrás dos seus objetivos, dividindo histórias e momentos.

E para você, corredor: quando você percebeu que havia se tornado um corredor? Responda nos comentários deste post: algumas das melhores respostas sairão na revista impressa da Runner’s World Brasil!