O sensei das maratonas

Como corredores japoneses se tornaram mestres das longas distâncias

Diferentemente do Quênia ou da Etiópia, o Japão não é considerado uma potência na corrida. Mas, desde 1991, maratonistas japoneses ganharam 19 medalhas olímpicas e em campeonatos mundiais. O Japão também teve o maior número de concluintes em maratonas em 2015 (559.991). Então o que podemos aprender com o sucesso nipônico?

Pegue a estrada mais longa

Pode não existir um “estilo japonês” de treinar, mas um tema comum no país é a alta quilometragem, às vezes mais de 320 km por semana para atletas de elite. Yuko Arimori, vencedora de duas medalhas olímpicas, se lembra de fazer dois treinos contrarrelógio de 20 km, um de manhã e outro à tarde, no dia antes de uma corrida de 50 km, durante sua preparação para as Olimpíadas. Junto às grandes distâncias, é preciso ter na planilha as corridas de recuperação, que às vezes serão em ritmo bem lento, como uma caminhada. Diminuir o ritmo vai te ajudar a ir mais longe sem “quebrar”. Antes da sua próxima maratona, experimente um período de quatro semanas em que você desencana do ritmo e só fica de olho no aumento da quilometragem. Mas use o bom senso – aumente o volume semanal em no máximo 50% até o fim do mês. Enquanto o Japão é um sucesso em meias e maratonas, ele deixa a desejar em distâncias menores. Então é melhor não tentar essa técnica se seu objetivo é uma prova de 5 km.

Esforço e dedicação

Para se preparar para o horário madrugador da maratona do Mundial de 2007, um técnico japonês fez seus atletas comerem o café da manhã às 4h da manhã todo dia por 20 dias. Nada demais, afinal a palavra preferida dos japoneses de acordo com uma pesquisa feita por uma rede de comunicação, é doryoku, ou esforço. Um exemplo prático: corredores japoneses são famosos por fazerem grandes distâncias em looping em um circuito pequeno de 2 ou 3 km. Fortalece a mente e você aprende a avaliar seu próprio ritmo.

Agarre o bastão

A maratona é popular no Japão, mas o verdadeiro foco da corrida no país é o ekiden, um revezamento de longas distâncias. Em seu livro sobre a cultura da corrida japonesa, The Way of the Runner, o autor Adharanand Finn argumenta que o ekiden é símbolo do conceito de wa, ou harmonia de grupo, muito prezado no Japão. Você corre pelo grupo, não por glória individual. Como resultado, os tempos que alguns corredores marcam durante esses revezamentos é melhor que os recordes nacionais nas distâncias correspondentes.

Há muitas estradas e trilhas onde você pode procurar o wa. Mas, se você achar que uma prova de revezamento não será dura o bastante, inscreva seu grupo com alguns corredores a menos, assim você terá de correr mais etapas.

E você vai colher os benefícios nas suas corridas solo. Adharanand lembra de um encontro com Kenji Takao, que venceu a prova dos 10.000m nos Jogos Asiáticos de 1998 segurando um atleta do Qatar atrás dele na reta final. “Venci por causa do treinamento no ekiden.” Lá, você nunca deixa ninguém te passar”, disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here