Liberados!

Mais um capítulo da novela sobre os casos de doping da Rússia e do Quênia. Após uma reunião, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu que os competidores da Rússia e do Quênia, classificados em qualquer esporte olímpico, poderão competir pela bandeira do próprio país nos Jogos Olímpicos do Rio, de agosto. A decisão foi informada pelo presidente do Comitê, Thomas Bach.

Mas, para fazerem parte do evento, tanto os atletas russos quanto os quenianos, terão que confirmar individualmente suas elegibilidades à IAAF por cartas de inscrições emitidas por seus respectivos Comitês Nacionais e Federações esportivas, além de se submeterem a exames antidoping em laboratórios internacionais credenciados pela Agência Mundial Antidoping (Wada) e também terem aprovação das federações internacionais que regem seus respectivos esportes.

Apesar da ação em favor de ambos países, o presidente do Comitê Olímpico Russo, Aleksandr Zhukov, disse que considera a possibilidade de ação judicial contra a IAAF e que a entidade, por sua vez, não pretende boicotar os Jogos Olímpicos. Na última sexta-feira, a IAAF decidiu manter a suspensão internacional ao atletismo russo, alegando que o país não apresentou medidas capazes de mudar a cultura semeada de tolerância ao doping.