Mantenha a calma e continue correndo

Correr na esteira pode ser mais monótono, mas o treino ali está sob controle. Na rua, você tem ar fresco, o contato com a natureza, a mudança de paisagem, mas, vez ou outra, acontece uma interação não tão positiva com sujeitos (ou criaturas) que não estão na mesma vibe positiva que você. Abaixo, veja como lidar com alguns desafios e seguir firme e forte no treino.

Engraçadinhos

Se você ouvir um comentário grosseiro, não responda (a não ser, é claro, que você se sinta ameaçado. Nesse caso, afaste-se e procure uma autoridade). Mas este tipo de gente é incomum – se você encontra alguém assim frequentemente, considere trocar de percurso para evitar problemas.

Motoristas agressivos

A maioria dos motoristas não vai te perturbar se você respeitar as regras da via – isto é, correr na contramão do tráfego e na calçada sempre que possível. Se um motorista gritar ou buzinar para você, tente não reagir, e vá para um lugar seguro. E evite ruas estreitas ou então muito movimentadas, sempre que possível.

Cachorros

Cachorros instintivamente querem “perseguir”, então se você avistar um cachorro sem coleira, diminua o passo para uma caminhada ou pare completamente. Se o cachorro estiver correndo em sua direção ou começar a latir, fique calmo, mantenha-se ereto e diga “PARE”. Isso é suficiente para fazer a maioria dos cachorros recuar. Se o animal continuar vindo na sua direção, pegue uma pedra e segure-a acima da cabeça com os dois braços. Atire a pedra se for preciso, enquanto você sai do campo de visão do cão.

Você pergunta, Jeff responde

Ao cruzar com outros corredores pelo caminho, devo acenar?

Seria gentil, mas só vá em frente se você se sentir confortável, claro. Vale sorrir, acenar (com as mãos ou com a cabeça) ou até dizer oi. A maioria das pessoas vai retribuir o cumprimento.

Ao viajar, como planejo um treino seguro?

Se o seu ponto de partida é um hotel ou uma casa alugada, vale pedir recomendações para os funcionários ou para o proprietário. Se não, dê uma olhada nos arredores antes, de carro. Procure por vias calmas (mas não isoladas), com calçadas ou acostamento, ou parques com bastante tráfego de pedestres. Se você não encontrar um lugar onde se sinta confortável, fique na esteira mesmo.

A desculpa Estou com medo que as pessoas riam de mim se eu for correr na rua

A solução A maioria das pessoas respeita a dedicação e o alto-astral dos corredores. Não deixe que um problema imaginário e uma reação improvável de alguém que você provavelmente nem conhece te impeça de sair por aí.