Papo Rápido com Wagner Cardoso

O INÍCIO Eu jogava bola em uma escolinha perto de casa. Certo dia, uma colega de classe levou suas medalhas na aula e contou que praticava atletismo. Logo me interessei e, em outubro de 2002, fiz o teste e comecei a treinar.

CAMINHO ATÉ AQUI Iniciei na categoria mirim nas provas longas, depois corri 250m e 250m com barreiras e, nos últimos anos, treinei para os 800m. Em 2008, passei a treinar para os 400m, minha prova até hoje.

POR AMOR Em 2009, pensei em parar de competir por dificuldades financeiras. Mas, por gostar muito do esporte e ter vivenciado muitas emoções durante todo esse tempo, resolvi tentar mais um pouco.

UMA CHANCE Quando corria uma prova de 400m, fui forçado a parar por uma dor no joelho, e isso me desanimou muito. Quando a competição acabou, fui conversar com outro atleta da prova, e ele me apresentou o Evandro, meu atual técnico.

TÉCNICO NOVO Pedi uma oportunidade ao Evandro e ele me acolheu. Era hora de escolher: ficar no Rio com a minha noiva ou mudar para São Paulo e ir atrás do meu sonho.

VIDA NOVA Em dezembro de 2009, eu me mudei para São Paulo, mais especificamente para Campinas. No começo, era difícil me manter financeiramente, mas aos poucos consegui pagar uma casa, e minha esposa veio morar comigo em 2012. Hoje temos um filho de 3 anos.

OBJETIVOS Há alguns anos estou treinando apenas para os 400m, em que obtive bons resultados, e meu atual objetivo é integrar a seleção brasileira no revezamento 4 x 400m.

FORA DAS PISTAS

Sonhos Como ídolos e inspirações tenho os velocistas e medalhistas Usain Bolt e Michael Johnson. E hoje tenho a chance de realizar meu maior sonho como atleta: ser medalhista olímpico.

Viagem Gosto muito de viajar de carro com a família para conhecer outras cidades e procuro sempre visitar o Rio de Janeiro, pois toda nossa família está lá.

Música Se tem uma coisa que eu adoro é ouvir música. Entre as minhas preferidas estão “Na mesa do Rei”, da Damares, e “Chegou a minha vez”, da Kelly Pontes.