Fora dos Jogos

Agora é definitivo: a Corte Arbitral do Esporte (CAS) vetou o pedido do Comitê Olímpico Russo para a participação dos atletas nos Jogos Olímpicos do Rio e, assim, o país não terá nenhum representante no evento. A informação foi divulgada nessa quinta-feira, dia 21, conforme o prazo estipulado pela própria entidade.

Apesar da decisão, a Corte não tem o poder de proibir a participação dos mesmos como independentes e cabe somente ao Comitê Olímpico Internacional, o COI, decidir se exclui ou não de toda a delegação sob bandeira neutra no evento. Em entrevista, o presidente da IAAF, (Federação Internacional de Atletismo) agradeceu o apoio ao CAS e disse estar grato pelas regras estarem sendo cumpridas. “O nosso desejo como federação é incluir e não excluir e nós vamos continuar trabalhando com a Rússia para estabelecer um ambiente limpo e seguro para seus atletas de modo que sua federação e equipe possam voltar a competirinternacionalmente”, disse.

A atleta russa Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica no salto com vara, afirmou em entrevista, em tom de deboche, que todos os atletas estrangeiros vão exalar o alívio em ganhar suas medalhas na ausência dos atletas russos, "o poder sempre temido" do atletismo.