Suor e lágrimas

Na última sexta, dia 05, a cerimônia de abertura da Olimpíada emocionou telespectadores e jornalistas do Brasil e do mundo com sua simplicidade, elegância e também pela alegria contagiante do público. Para nós, corredores, ela trouxe ainda um grande presente: Vanderlei Cordeiro merecidamente recebeu a tocha de Hortência (que pegou de Guga) e acendeu a pira olímpica. Depois de ter sido agarrado por um ex-padre irlandês nos Jogos de 2004, ele ficou com a medalha de bronze na época e afirmou que na cerimônia do Rio “recebeu sua medalha de ouro”.

As provas do atletismo só começam na sexta, dia 12, mas a Olimpíada do Rio já brindou os fãs do esporte com momentos memoráveis. Entres eles, a medalha de Michael Phelps nos 4 x 100m livres, sua 23° medalha olímpica; o choro e a aula de humildade do tenista sérvio Novac Djokovic na derrota para o theco Jiri Vesely; a primeira medalha da história do Kosovo: o ouro conquistado pela judoca Majlinda Kelmendi. Isso sem falar no show das nossas meninas do futebol, que venceram a Suécia por 5 a 1, enquanto a equipe masculina mais uma vez deixou a desejar no 0 a 0 de ontem.

Até agora, os três primeiros países no quadro de medalhas são os Estados Unidos (com 12), a Itália (com 9) e a China (com 8). O Brasil conquistou sua primeira no dia 6: Felipe Wu levou a prata no tiro esportivo. O atleta de 24 anos chegou a liderar a prova, mas no tiro decisivo o vietnamita Xuan Vinh Hoang foi quase perfeito e ganhou a medalha de ouro. Hoje, dia 08 de agosto, o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro com Rafaela Silva no judô!