Os 42 km são do Quênia

Em um dia de forte calor no Rio e com a chegada das primeiras colocadas perto do meio dia, Jemima Sungong conquista o primeiro ouro do Quênia em uma maratona olímpica ao vencer a prova em 2h24min04. A segunda colocação ficou com Eunice Kirwa, do Bahrein, que fez os 42 km em 2h24min13 e o terceiro lugar foi de Mare Dibaba, com 2h24min30.

A primeira brasileira na prova foi Adriana Aparecida da Silva, que terminou a prova em 2h43min22, na 69a colocação. Em Londres 2012, ela finalizou em 2h33min15, na 47a posição. Marily dos Santos terminou a prova em 2h45min08 (78o lugar) e deu esse depoimento exclusivo para nosso repórter Iberê Dias: "O sol é para todo mundo, estava quente para todo mundo. Só de fazer 2h45 nessa quentura já está muito bom. É um prazer imenso estar aqui". Ao ser questionada se estava satisfeita com sua prova, ela disse: "Estou feliz só de estar aqui, tem que ralar muito, tem que ir pra Europa. Não é só se inscrever para a prova não", afirmou.

Graciete Moreira terminou a prova em 3h09min15, em 128o lugar. "O percurso é muito bom e o clima também não foge muito do da Bahia. Eu gostei da prova porque eu completei, e era um sonho pra mim participar das Olimpídas. Cheguei até aqui. E quando começou a travar a lombar e o posterior de coxa, pensei ‘Senhor, eu quero completar, independentemente de tempo ou colocação. Completei, fiquei feliz", disse, emocionada. "É tanta dificuldade que só de participar de uma Olimpíada me considero uma campeã, uma vencedora".