Thiago Braz é ouro

Thiago Braz conquistou a medalha de ouro no salto com vara na noite dessa segunda-feira, dia 15 de agosto. Thiago saltou incríveis 6m03, batendo seu recorde pessoal e os recordes sul-americano e olímpico.

Em uma noite histórica para o atletismo brasileiro, Thiago venceu o francês Renaud Lavillenie, grande favorito, atual recordista mundial da modalidade (6m16) e campeão na Olimpíada de Londres. Renaud errou duas tentativas em 6m03 e foi para a terceira e última com 6m08, mas não conseguiu passar o sarrafo. Thiago acertou seis saltos até decidir saltar os dourados 6m03. A medalha de bronze ficou com o norte-americano Sam Kendricks.

Logo após a competição, quando questionado sobre o que passou pela sua cabeça quando passou o sarrafo, ele disse: “Eu queria achar aquela pessoa disse que foi um milagre minha classificação. Pois é, foi um milagre hoje também: 6m03, uma marca que eu já esperava há muito tempo”. De fato, para o público leigo, a conquista do paulista de 22 anos pode ter sido uma surpresa, mas não para quem acompanha a modalidade. Thiago saltou 5m92 em 2015, sua melhor marca pessoal. Foi campeão mundial júnior em 2012 e, desde 2014, treina com ninguém menos que Vitaly Petrov. O técnico ucraniano já treinou atletas como Sergei Bubka, o melhor saltador de todos os tempos, com 35 quebras de recordes mundiais e a russa Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica e atual recordista mundial com 5m06.

Desde Maurren Maggi no salto em distância em Pequim (2008), o atletismo brasileiro não ganhava uma medalha em Olimpíadas. Thiago saiu ovacionado do Engenhão e disse: "Espero que o salto com vara agora se torne um esporte mais popular, mais reconhecido". Confira aqui o papo que Thiago bateu com os jornalistas (entre eles Iberê Dias, da Runner’s) logo após a prova: