Paranaense contra hegemonia africana no Brazil Run Series

A paranaense Joziane Cardoso, radicada em Petrópolis (RJ), volta ao seu estado natal neste domingo (19) com um desafio: romper a hegemonia dos africanos no Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Curitiba. Nada tão difícil para quem vem colecionando pódios nas principais competições nacionais.

Depois de estrear nesta temporada com a vitória na Meia Maratona de São Paulo, Joziane também venceu a etapa de Fortaleza do Brazil Run Series, em agosto, e foi a vice-campeã e melhor brasileira na de Ribeirão Preto, no último sábado (11). Os bons resultados a levaram ao quarto lugar do ranking brasileiro de corrida de rua, com 200 pontos. Mas a fundista tem um objetivo mais ambicioso.

"Não estou focando o ranking. Vou disputar outras duas etapas do Brazil Run Series, em Curitiba e São Paulo, além do 10K Rio, a Volta da Pampulha e a São Silvestre, mas como parte da minha preparação. No próximo ano, quero conquistar o índice para os Jogos Pan-Americanos de Vancouver/2015", conta.

Em Curitiba, Joziane enfrentará adversários "familiares". A fundista é natural de Nova Santa Bárbara, mesma cidade escolhida como centro de treinamento dos africanos que costumam dominar o topo do pódio na prova paranaense. Se vencê-los, será a primeira brasileira a conseguir o feito desde 2006, quando Marily dos Santos foi a campeã.

www.circuitocaixa.com.br