21K de Buenos Aires 2019 vem aí. Saiba mais

Por Redação Runner's World BR

21K de Buenos Aires 2019
Foto: Shutterstock

A prova dos 21K de Buenos Aires 2019 já está aí! Ela acontece neste fim de semana, mais especificamente no domingo (25). E promete reunir cerca de 20 mil participantes às 7h30 na Avenida Presidente Figueroa Alcorta & Monroe, local onde será dada a largada e chegada da prova argentina. 

Considerada uma das corridas mais queridas e desejadas da América Latina (e dos brasileiros), os 21K de Buenos Aires 2019 contam com a marca Adidas como patrocinador oficial. Nesta edição, os competidores de elite terão o desafio de superar o sub-1h feito ano passado pelo etíope Mosinet Geremew, com um tempo de 59m48s.

Bedan Karoki, que terminou a prova apenas dois segundos depois do etíope em 2018, estará presente e promete brigar pelo pódio. Além dele, a prova também contará com Peter Lonyangata, vencedor em 2017 e bicampeão da maratona de Paris. 

No lado latinoamericano temos o argentino Julián Molina, 1º lugar no ranking nacional, que vai mostrar se realmente há vantagens em competir em sua terra natal. E a promessa Ederson Vilela, atleta brasileiro que se destacou nos Jogos Pan-Americanos de Lima este ano. Ele levou uma medalha de ouro nos 10.000 metros. E de quebra ainda fez a melhor marca de sua carreira com o feito. 

Após ouro no Pan, Ederson Vilela mira as Olimpíadas

Já na categoria feminina, as favoritas são Brihane Ababel (1h05m46s), a campeã nacional sul-africana Glenrose Xaba. E a argentina Sofía Luna. 

Estreantes nos 21K de Buenos Aires 2019

Entre os brasileiros amadores, o destino é sempre um dos mais procurados. Isso porque oferece um percurso relativamente plano e temperaturas bem amenas. Esses fatores, por exemplo, foram decisivos para a escolha de Breno Telini Cintra (@brenotelini), consultor comercial de 39 anos, de São Paulo. Ele já completou 11 provas, mas a da argentina será a sua primeira de 21 quilômetros. 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Breno (@brenotelini) on


O principal foco de Breno para esta primeira experiência, diz ele, é aguentar o tranco e curtir o momento. Mas para chegar até aqui, não foi fácil. “Tenho uma assessoria desde o ano passado. Em janeiro deste ano, intensifiquei os treinos tendo em vista as provas. Corro três vezes na semana e faço os longões aos sábados”. E apesar de terem outros atletas de sua assessoria correndo por lá, Breno afirma que preferiu se preparar para fazer tudo sozinho. A concentração pode ser uma grande aliada nessas horas! 

Confira percurso e onde retirar os kits

Percurso dos 21K de Buenos Aires 2019
Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here