Beber 25 xícaras de café por dia é realmente seguro?

Por Jordan Smith para a Bicycling US

Beber 25 xícaras de café por dia faz mal?
Foto: Shutterstock

Muitas pessoas não podem viver sem a bebida escura e quentinha pela manhã, e não hesitam em repetir uma terceira ou até quarta xícara ao longo do dia. Mas será que isso é seguro?

No início deste mês, pesquisas sugeriram que beber 25 xícaras de café por dia é ótimo para a sua saúde. Aparentemente, a quantidade exagerada causa o mesmo efeito em suas artérias do que apenas uma xícara. 

Como a maioria das descobertas da ciência, há controvérsias. 

Beber 25 xícaras de café por dia faz bem?

Em um novo estudo, apresentado na British Cardiovascular Society Conference, pesquisadores dividiram mais de 8.500 participantes em três grupos. O primeiro ingeria uma xícara de café por dia. O segundo, não passava de três copos diários. Já o terceiro grupo era o dos viciados em café: consumiam mais de três xícaras por dia. Foi neste último que chegaram ao número de 25 xícaras de café por dia. As pessoas que bebiam mais que isso foram excluídas da análise. 

O consumo médio autodeclarado da bebida no grupo três foi de cinco xícaras por dia. Não houve definição para o tamanho da xícara. Havia mais de 1.500 pessoas nesse grupo que relataram beber de três a 25 xícaras de café por dia, mas apenas duas pessoas relataram consumir as 25.

Efeito sanfona contribui para a perda muscular, diz estudo

Ao comparar os participantes, os especialistas descobriram que havia menos de 1% de alteração na rigidez arterial de todos – um fator que pode aumentar suas chances de problemas como pressão alta, derrame e doenças cardíacas. O mesmo se aplicava aos que faziam parte do terceiro grupo.

Cortar calorias pode não ser a melhor opção para corredores

Poréns

É importante notar, no entanto, que o estudo se concentrou em apenas um aspecto da saúde cardíaca – a rigidez arterial, disse o autor do artigo Kenneth Fung, da Queen Mary University of London, na Inglaterra, à Bicycling US. Os pesquisadores não se propuseram a aconselhar as pessoas sobre a segurança do consumo de café em geral.

Além disso, o líquido pode afetar sua saúde cardíaca de outras maneiras que não foram apresentadas. Excesso de cafeína pode causar aumento na pressão arterial e levar a doenças cardíacas. Também pode fazer com que você fique agitado, tenha um ritmo cardíaco anormal ou insônia. Tudo isso pode acontecer se você tentar beber 25 xícaras de café por dia, como nos exemplos extremos do estudo.

Por outro lado, faz mais sentido olhar o consumo médio das pessoas do grupo três, que era de cinco xícaras por dia. Isso entra em acordo com que pesquisas anteriores descobriram sobre a relação do café com a saúde do coração. Um estudo de maio, por exemplo, determinou que seis doses de café diárias era o limite máximo de uma ingestão segura. As pessoas que bebiam mais do que isso tinham um aumento de 22% no risco de desenvolverem doenças cardiovasculares. 

Conclusão

Usar apenas duas pessoas que afirmaram beber 25 xícaras de café por dia não é o suficiente para tirar conclusões sobre a segurança desse alto consumo. É possível, que, se tivessem mais desses participantes na análise, os resultados fossem diferentes. 

Então, até que tudo seja esclarecido, a melhor aposta parece ser a moderação. A Food and Drug Administration, organização americana, recomenda não mais do que 400 miligramas (mg) de cafeína por dia, que é aproximadamente quatro a cinco doses da bebida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here