28 sentimentos que só os corredores vão entender

Por Jess Keefe, da Runner’s World US

Sentimentos da corrida
Foto: Shutterstock

Correr é fisicamente desafiador, claro, mas também mexe muito com as emoções. Cada sessão de treinamento faz você realmente sentir as coisas. E essas emoções costumam ir muito além dos já conhecidos sentimentos de felicidade, tristeza ou raiva. Sim, existem os próprios sentimentos da corrida.

Leia mais

+ As piores dicas de treino que nossos leitores já receberam
+ 16 manias que entregam um corredor na academia
+ Como lidar com perguntas da família – para corredores

A New York Magazine publicou recentemente “uma teoria científica que sugere que temos emoções infinitas, desde que possamos nomeá-las”. Inspirados nisso, criamos um novo dicionário de 28 emoções específicas da corrida. Confira e veja se você se identifica:

1Sentimentos da corrida: Excitação esquisita

A estranha sensação de orgulho quando você perde uma unha enquanto treina para uma prova.

2Estagnação em movimento

A sensação, que às vezes aparece muito cedo em um longão, de que você está correndo há muito tempo e que correrá para sempre. Você se sente fisicamente incapaz de apertar o pace. E não pode fazer nada além de suportar isso, afinal, não há esperança de melhorar.

3Motivação externa

O efeito motivacional de competir com algum elemento externo (e geralmente não-vivo). Como um Ford Fiesta. Ah não, ele está se aproximando? Vou acelerar para não ser alcançado.

4Relaxamento de cérebro

O momento exato, que geralmente ocorre entre os quilômetros 1 e 3, quando seu cérebro se afasta da obsessão e da preocupação. E, finalmente, você entra em uma espécie de torpor sem conseguir pensar em nada.

5Sentimentos da corrida: Ferrou!

Quando você repentinamente percebe no meio do caminho que esqueceu algo importante, como trancar a porta de casa.

6Felicidade nas pequenas conquistas

A sensação de auto-congratulação e alegria de passar alguém na trilha, não importa quem. Sim, você acabou de mostrar àquele garoto de 11 anos na bicicleta quem manda.

7Desapontamento descida abaixo

Você olha para o relógio e percebe que seu ritmo acelerou substancialmente. Você fica empolgado: você está voando e não é tão difícil assim! Mas, de repente, um ciclista passa por você sem pedalar. E aí você percebe que não ganhou um novo superpoder, está apenas descendo com a inclinação do terreno.

8Tênis orgásmico

Aquele alívio misturado com prazer ao calçar um par de tênis novos.

9Sentimentos da corrida: Incorporação de diva

Quando você fica tão empolgado com a música dos seus fones de ouvido que inconscientemente abre a boca para cantar, mas para na hora certa.

10Desespero íntimo

A súbita percepção de que sua roupa íntima entrou em um lugar que não deveria, mas não há lugar para ajustá-la por quilômetros.

11Ansiedade em gel

A emoção de saber que daqui a um quilômetro você come seu gel de carboidrato.

12Saudades da ex

Quando você lembra de uma certa prova, onde as condições climáticas eram perfeitas e você se sentia ótimo. Grandes tempos aqueles.

13Sentimentos da corrida: Desespero tecnológico

Quando você termina o longão e pega o telefone. De repente, percebe que o GPS nunca esteve sincronizado esse tempo todo e agora seus dados estão errados.

14Desespero com você mesmo

Quando você termina o longão e pega o telefone. De repente, percebe que esqueceu de apertar o “Iniciar” do relógio.

15Humor de fim de treinamento

Quando você atinge 70% do seu programa de treinamento da temporada, fica mal-humorado e cansado o tempo todo. Então, decide que é melhor ir passar um tempo nas Maldivas para poupar seus entes queridos.

16Alucinação de ladeira

Quando uma subida se aproxima, você provavelmente a enxerga três vezes maior do que ela realmente é, como em um desenho animado.

17Sentimentos da corrida: Felicidade de virada

Quando você atinge o meio do seu percurso e pode virar.

18Prazer nas coisas simples

Esse sentimento é causado por pequenas coisas, como o brilho cintilante do relógio ou o marco que você sempre passa quando está quase terminando o treino.

19Cair na realidade dentro do chuveiro

Quando você entra no chuveiro depois de uma longa corrida e percebe quão isso é delicioso.

20Animação que pode durar para sempre

A alegria que se segue depois que você bate um recorde pessoal muito difícil de alcançar.

21Sentimentos da corrida: Irritação pré-prova

Carregar o relógio, desenterrar meias limpas, encaixar seus pacotes de gel muito grandes no bolso muito pequeno da mochila. É quando todo o processo de se preparar para uma prova o deixa tão irritado que dá vontade de desistir.

22Câmera lenta

Quando você está fazendo o que parece ser seu esforço normal, mas de alguma forma, seu corpo está se movendo mais devagar do que você pensava ser humanamente possível.

23Surpresa rápida

A sensação de alegria inesperada quando o relógio informa que você correu o último quilômetro muito mais rápido do que imaginava.

24Sentimentos da corrida: Altos e baixos

Quando, ao longo de uma corrida, você passa por crises de extremo excesso de confiança (isso é tão fácil, vou bater meu RP) e extremo desespero (vou parar agora, acho que estou perto de um ponto de ônibus).

25Despazer molhado

Quando você pisa em uma poça de água durante o quilômetro três de uma corrida de 21K.

26Sentimentos da corrida: Obsessão por correr

Quando você está doente, lesionado ou de alguma forma fica de fora de uma prova que queria muito fazer. Você fica com um ciúme fora do comum de quem completou o percurso e começa a stalkear todo mundo que participou.

27São tantas emoções…

A mistura de sentimentos  que você experimenta ao esperar que a prova finalmente comece. Excitação, esperança, nervosismo, a vontade desesperadora de fazer xixi mesmo que você tenha acabado de fazer — tudo faz parte da montanha russa.

28Sentimentos da corrida: Motivação externa

Crianças torcendo, cachorros no meio do percurso, pessoas trocando cumprimentos com você. Essas coisas nos atingem intensamente, e nos motivam a continuar. Até escorre uma lágrima ou outra de vez em quando (ou sempre!).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here