Queniano Laban Korir surpreende e conquista a Maratona de Paris

A Maratona de Paris pode não fazer parte das Majors – a elite das provas mundiais de 42.195 km –, mas sua 39ª edição, realizada neste domingo, comprovou que o lindo percurso francês é um tiro certeiro tanto para atletas amadores como profissionais. Com altimetria tranquila e temperatura amena (variando entre 12 e 17 graus), 40.176 corredores cruzaram a linha de chegada entre o fim da manhã e o começo da tarde de ontem em Paris. A contagem oficial de finishers representa um novo recorde para a prova. Acompanhando tudo de perto, a Runner’s World Brasil foi à França a convite da organização – e vai trazer matérias especiais nas próximas edições da revista.

Os corredores começaram a tomar conta da capital francesa às 8h45, com a saída do pelotão de elite. A disputa em altíssima velocidade seguiu equilibrada até os cinco quilômetros finais. Só então o queniano Laban Korir, de 30 anos, assumiu a ponta para fechar a maratona em 2h05min49s. Aproveitando a ausência de alguns nomes fortes do primeiro escalão mundial de maratonistas, Korir conquistou uma inédita vitória em eventos grande porte ainda cravou seu novo recorde pessoal. O pódio masculino foi completado pelo queniano Luka Kanda (2h07min20s), em segundo, e o etíope Seboka Tola (2h07min33s), em terceiro.

Por apenas 45 segundos, o recorde parisiense permanece com o etíope Kenenisa Bekele (2h05min04s), medalhista de ouro olímpico nos 5.000 e 10.000 metros. Bekele, que preferiu não defender seu título neste ano, cravou seu excelente tempo justamente na sua estreia em maratonas, na prova de Paris de 2014. Favorito para a edição 2015, o também etíope Moses Mosop – com uma maratona de 2h03min06s no currículo – desistiu da disputa dias antes da largada, graças a uma contusão na perna.

Uma disputa acirrada também marcou a luta pelo ouro feminino, definido com uma diferença de três segundos. Melhor para a etíope Meseret Mengistu (2h23min26s), de 28 anos, que chegou a frente da sua conterrânea Amane Gobena (2h23min29s). A queniana Visiline Jepkesho anotou 2h24min44s para terminar na terceira colocação. Somando a grande presença de atletas amadoras, a maratona francesa cravou 25% de participação feminina nesta edição.

Em meio a uma verdadeira multidão de maratonistas, o que se viu foi uma grande festa da corrida mundial – contando com 150 nacionalidades representadas e a sorte de o sol dar as caras no domingo parisiense. Com organização bastante elogiada pelos atletas na linha de chegada, um mar de estrangeiros tomou conta das estações de metrô, dos bares e restaurantes da capital, além dos Champs-Elysées, região da largada e chegada. Ao lado do Tour de France e da Meia-Maratona de Paris, outros dois eventos organizados pela mesma ASO (Amaury Sport Organization), a Maratona é um dos únicos momentos do ano em que este histórico pedaço da capital fica fechado exclusivamente para a passagem de esportistas.

O paulistano Alexandre Lima foi um dos 621 brasileiros inscritos na edição 2015. Nas ruas de Paris, ele fechou sua 10ª maratona, registrou seu novo recorde pessoal e ainda comemorou o aniversário da esposa no próprio domingo. “É uma prova com excelente acesso e organização, o pessoal é extremamente educado no percurso e o esquema de baias dividindo os atletas funcionou perfeitamente. É uma prova nota dez”, disse à Runner’s World, logo após a chegada. O australiano Jeff Grey, de 52 anos, também viajou de longe para completar sua 15ª maratona e cravar seu melhor tempo na vida: 2h52min. “Gosto de correr em grandes cidades e tinha o sonho de competir aqui em Paris. Acabei tomando um tombo no quilômetro sete, mas me recuperei e curti muito viver toda essa experiência”, celebrou Jeff.

Para incentivar os maratonistas, batucadas, bandas típicas francesas e até shows de rock marcavam presença em todo o percurso: um trajeto ponta-a-ponta com passagem por clássicos pontos turísticos com a Torre Eiffel. “Nunca tínhamos visto tanta gente correndo nas ruas de Paris. Foi um prazer receber 18 mil corredores estrangeiros, apoiados por quase três mil pessoas na beira do percurso. Foi um lindo dia de festa”, celebrou Edouard Cassignol, diretor da prova.

Para quem se animar, o primeiro lote de inscrições para a Maratona de Paris 2016 estão disponíveis com preços promocionais até a manhã da próxima quarta-feira (15.04) no site www.asochallenges.com. Uma segunda etapa será aberta em setembro deste ano para quem quiser viver de perto a histórica 40ª edição do evento.