Ironman Fortaleza: vento e calor são os principais desafios

O Ironman Brasil Fortaleza será a atração do dia 9/11, marcando a estreia do Circuito Ironman no Nordeste. Além do grande desafio das distâncias da prova, com 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.1 km de corrida, os atletas encararão dois adversários naturais: o forte vento e a temperatura elevada. Para isso, os participantes deverão fazer uma estratégia diferente, capaz de minimizar os problemas e possibilitar um bom desempenho em cada uma das modalidades.

Os famosos ventos constantes de Fortaleza, que ajudam muito a minimizar o intenso calor da região, também serão um forte obstáculo aos competidores de diversos países que estarão na cidade. "Há momentos que você pensa que estão segurando sua camiseta. E isso vale tanto para o ciclismo quanto para a corrida", destaca o goiano Santiago Ascenço, vice-campeão do Ironman 70.3 Foz do Iguaçu e terceiro no Ironman Brasil Florianópolis 2014.

O atleta esteve na capital cearense no último final de semana e fez um treino na hora que acontecerá a modalidade na prova. "É muito quente mesmo. Por isso, a estratégia deve ser outra. Não dá para imaginar repetir o mesmo ritmo de Florianópolis, pois a pessoa vai quebrar. Terá de ser mais lento, inclusive por conta do vento, e com muita hidratação e reposição de sódio ao longo de toda a competição", completa o triatleta.

A programação oficial do Ironman Brasil Fortaleza começa no dia 5/11, às 14h, no Marina Park Hotel, com a abertura da Expo Ironman. Até o dia 10, segunda-feira, o local será palco dos congressos técnicos, jantar de massas, área de transição e premiação. www.ironmanbrasil.com.br