3ML e Iberê Dias ajudam crianças em casas de acolhimento

Por Redação Runner's World Brasil

Evento Juntos em Movimento, uma iniciativa do 3ML Social
Foto: Julia Peressi

No último sábado (19), 3ML Social fez a criançada suar — e seus pais aprenderem muito. Participantes do Meninas em Campo, que oferece preparação de futebol (de base e semi-profissional) para garotas de até 17 anos, e do Sua Que É Sua, que estimula a corrida para crianças e adolescentes em casas de acolhimento, compareceram ao evento Juntos em Movimento. Eles puderam contar com uma manhã recheada de palestras sobre sexualidade feminina, nutrição e educação financeira; e sessões de funcional, corrida e recreativos. Além de exames de vista gratuitos oferecidos pela marca Chilli Beans. 

IAAF define novas regras para mulheres trans

3ML Social

Evento Juntos em Movimento, uma iniciativa do 3ML Social
Foto: Julia Peressi

A iniciativa, que aconteceu no Centro de Treinamento do Colégio Santa Cruz, em São Paulo, é da treinadora e empresária Camila Hirsch. Ela gerencia o 3ML Social com o objetivo de conectar crianças em situação de vulnerabilidade com diferentes projetos sociais. E recentemente fechou mais uma parceria. Desta vez, é com o Sua Que É Sua, do corredor e juiz Iberê Dias. Juntos, eles estão trabalhando para oferecer treinos de atletismo regulares para os pequenos em casas de acolhimento no estado de São Paulo. 

Como nasceu o Sua Que É Sua

Iberê, que já é bem conhecido no universo da corrida, conta que a ideia do Sua Que É Sua surgiu quando ele ainda trabalhava na Vara de Guarulhos, em dezembro de 2013. “Nós fazíamos acordos com os organizadores de provas da cidade e de São Paulo para levar os pequenos para correr. Eles cediam inscrições de percursos mais curtos, como 5 e 10K”, lembra. 

Mais tarde, o atleta foi para a Corregedoria do Tribunal de Justiça, um órgão que cuida das Varas da Criança e do Adolescente de todo o estado. A ideia cresceu, e o projeto passou a promover corridas anuais para as idades de 3 até 17 anos. “São distâncias que vão dos 30 até os 800 metros. E, agora, estamos trabalhando em conjunto com a 3ML para conseguir mais ações como a do Juntos em Movimento. Em breve, queremos oferecer treinos de corrida frequentes para a molecada. Estamos caminhando para isso”, diz Iberê. 

Importância da corrida

Iberê explica que sentiu a necessidade de criar o Sua Que É Sua por entender a influência positiva que o esporte promove. Principalmente a corrida. “A corrida de rua é uma modalidade altamente democrática. Para participar você só precisa de um par de tênis e uma bermuda. Além de todos terem a experiência de largar do mesmo ponto, o que a gente sabe que não é a realidade dessas crianças em muitos aspectos de suas vidas.”

Evento Juntos em Movimento, uma iniciativa do 3ML Social
Foto: Julia Peressi

Ainda de acordo com o atleta, um ambiente mais igualitário pode ser muito simbólico e importante para a formação do indivíduo. “Vale lembrar que eles estão vulneráveis porque sofrem com muitos tipos de preconceitos, além de não contarem com o conforto familiar. O que acaba sendo um sofrimento psicológico muito grande”, afirma. 

E todos sabemos dos benefícios da atividade física no combate à depressão, melhora da autoestima e para a saúde do corpo em si, não é mesmo? “Percebi também que a medalha exerce um papel muito importante. Ela é a representação de reconhecimento. Uma espécie de objeto que eles exibem como se estivessem dizendo ‘alguém me notou e me recompensou por algo que eu fiz’.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here