Time formado em rede social na corrida dos estádios em PE

Do Facebook direto para o gramado de uma das arenas da Copa do Mundo 2014. Uma promoção realizada na página do Cross Urbano Caixa reuniu um verdadeiro time de atletas para disputar a segunda etapa da competição, na Itaipava Arena Pernambuco, em 7/12. Para a pernambucana Nancy Lira (foto), recuperada de uma lesão no joelho que a deixou de molho desde janeiro, será um retorno triunfal às corridas. Ela é a capitã à frente de outros dez atletas, que poderão percorrer túneis, rampas, arquibancadas e gramados do estádio, locais em geral restritos a torcedores, numa disputa inédita no Brasil.

A promoção, válida para as três etapas do Cross Urbano – Brasília (15/11), Pernambuco (7/12) e Mato Grosso (21/11) – é simples. Nos comentários do post da promoção, na página do evento, o atleta deve escalar o seu time. Os sorteados ganham as inscrições para a prova. "Montar um time para participar da promoção é um incentivo para quem está parado, como eu, que estou parada há dez meses por causa da lesão no joelho", destaca Nancy. "E é uma prova muito diferente, com largada dentro da arena, percurso pelas arquibancadas e túneis. Eu não conheço o estádio, vou descobrir o lugar fazendo o que mais amo, que é correr".

Terminando um doutorado em Computação, Nancy tem na corrida a sua válvula de escape. A brasiliense começou a praticar o esporte há dez anos, para perder peso, mas passou a disputar corridas em 2009. "Naquele ano, fui disputar uma prova de 10 km e, após 7 km, estava totalmente sem forças para continuar. Uma velhinha estava a uns 100 metros à minha frente e minha meta era ultrapassá-la. Resultado: concluí a prova e não consegui passá-la", conta Nancy. "Já conheci muitas histórias de superação que me incentivaram, como a de uma menina que fraturou a coluna, voltou a andar e agora treina para voltar às corridas. O esporte virou um vício para mim. Mesmo sem correr, vou assistir às provas".

Visando à disputa do Cross Urbano, Nancy procurou a orientação de um personal trainer, para não sobrecarregar o joelho. "Apesar de ainda não ter tentado correr mais de 2 km, termino o treino com lágrima nos olhos. Correr é demais", entusiasma-se a atleta. "O objetivo é terminar a prova, e deixar pra pensar em baixar meu tempo depois. Mas quero me superar e fazer bonito com o meu time".

Entre os dez atletas convocados por Nancy, fazem parte do time o "atacante" Nicolas Lins, o "zagueiro" José Nairton Monteiro Filho e o "goleiro" Carlos Alberto Dantas, o Cacá. "Nicolas é um profissional sempre à frente e parte pra cima dos objetivos. O Nairton vive dizendo que é um excelente zagueiro, a posição tinha que ser dele", diverte-se Nancy. "E o Cacá vai para o gol porque ele adora estar sempre atrás da gente, desempenhando um papel fundamental. Ele incentiva, encoraja, tira as pessoas do sedentarismo e as coloca na rua ou na esteira. Vamos arrasar!"

Inscrições abertas – Quem quiser garantir uma das 1.500 vagas disponíveis para "a corrida dos estádios" já pode se inscrever no site www.crossurbanocaixa.com.br. Para a etapa de Pernambuco, o valor é de R$ 80. Todos os competidores recebem um kit de participação com mochila, camisa casual urbana, viseira e squeeze, além de brindes dos patrocinadores e apoiadores.