Instituto Joaquim Cruz recebe apoio do Brazil Run Series

A campanha Pegada do Bem, que arrecadou centenas de tênis para jovens atletas carentes das dez cidades por onde o Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa já passou nesta temporada, chega a Brasília no dia 23, junto com a penúltima etapa da competição. Na capital federal, berço dos principais fundistas do País, uma das entidades escolhidas para receber os pares doados é o Instituto Joaquim Cruz, que leva o nome do campeão olímpico dos 800 metros.

A instituição já tem em seu DNA a doação de tênis. A partir de 1989, Joaquim Cruz passou a trazer ao Brasil, em suas viagens, tênis semi-novos para distribuir aos atletas treinados por Jânio Bezerra em Águas Lindas de Goiás. Dez anos mais tarde, convidado a disputar uma competição de rua no Maranhão, trouxe uma grande mala de calçados para distribuir aos participantes, mas a bagagem foi impedida de entrar no Brasil sob alegação de ter uso comercial. Desfeito o mal entendido, o ex-meio fundista criou o Clube dos DescalSOS.

O Instituto Joaquim Cruz (IJC) surgiu em 2003 para organizar as ações do clube e promover uma vida mais justa por meio do esporte, tendo como exemplo o rapaz que nasceu pobre em Taguatinga e viu sua trajetória se transformar com o atletismo. Hoje, o Clube dos DescalSOS atende 120 jovens entre 12 e 17 anos, nos núcleos de Águas Lindas de Goiás, Brazlândia, Ceilândia, Recanto das Emas e Sobradinho, com foco na inclusão social e no desenvolvimento de talentos. Um exemplo é Reginaldo de Oliveira Campos Júnior, que começou sua trajetória no clube e hoje é atleta BM&FBovespa, treinado por Adauto Domingues, técnico do também brasiliense Marílson Gomes.

"Os tênis arrecadados na Campanha Pegada do Bem devem ajudar principalmente o público que gravita em torno dos núcleos do IJC, jovens que participam dos projetos mas não estão formalmente inscritos, além dos parceiros que trabalham conosco", explica Ricardo Vidal, diretor técnico da instituição. "Nós estabelecemos um sistema de escalonamento para as doações de calçados. Sempre que um aluno nosso recebe um tênis novo, doa o antigo para outro aluno que ainda não tenha. Essa cultura do desapego, do voluntariado, é motivadora, tanto para quem doa como para quem recebe."

O IJC também mantém há dois anos o projeto Rumo ao Pódio Olímpico, cujo objetivo é formar atletas para conquistar medalhas a partir dos Jogos Olímpicos de 2020. Jovens de 16 a 21 anos recebem treinamento específico no Centro Olímpico Ceilândia. O projeto já tem continuidade garantida para 2015. "Nossa meta é chegar a algumas finais de campeonatos importantes e colocar pelo menos oito garotos entre os 20 melhores do ranking nacional, seja o universitário, o juvenil, ou sub-23", aponta Ricardo.

As doações para a campanha Pegada do Bem podem ser feitas durante a penúltima etapa do Brazil Run Series, em Brasília, no dia 23, a partir das 6 horas na tenda de retirada de kit, montada no Eixo Rodoviário Sul, na altura da quadra 106.

Inscrições – Quem quiser participar da prova pode se inscrever até o dia 16, no site oficial do evento,www.circuitocaixa.com.br. A taxa é de R$ 80, com desconto de 50% para atletas maiores de 60 anos.