Doping: Salazar nega as acusações

Ele contra-atacou, rebateu ou simplesmente se defendeu. Após ter sido alvo da rede britânica BBC em documentário, Alberto Salazar, o principal treinador do Nike Oregon Project (NOP) e de Mo Farah, negou em carta as acusações de incentivo ao dopingentre seus atletas. (Leia na íntegra a carta aqui e aqui.)

Em sua defesa, Salazar desmente todo o caso e descreve comunicações por e-mail para provar o seu posicionamento, assim como também explica o uso das medicações feitas pelo atleta Galen Rupp, recordista norte-americano que teria ingerido substâncias proibidas incentivado por Salazar.

Segundo ele, existem remédios para tratamento de asma e de hipertireoidismo que se encaixam na Autorização de Uso Terapêutico (AUT) de medicamentos, permitidos por médicos e que podem talvez não ser regulamentados pelo anti-doping.

Salazar ainda diz que são falsas as acusações feitas por Steve Magness e de Kaura Goucher – ex-treinador do projeto e atleta do projeto, respectivamente. Salazar afirma que Steve não renovou o seu contrato por ser imaturo para treinar os seus atletas, e ainda o acusa de ter tido um caso com uma das atletas do projeto. Já em relação à Kara, Salazar acusa o marido da atleta de terforçado o término da sua relação com o projeto.

Todas as acusações contra o técnico ainda estão sendo investigadas pela Agência Anti-Doping dos Estados Unidos.