Rat race

Deu na Runner’s World Brasil e em todas as coberturas esportivas: Márcio Villar bateu o recorde mundial de corrida na esteira em 7 dias. Gente, o cara correu 827,16 Km, o que dá pouco mais de 118 por dia. Quem o conhece não se espanta muito, o cara é sinistro mesmo. Para mim, o mais incrível é fazer tudo isso no estilo rato de laboratório. Haja paciência e foco!

Já fiz de tudo para gostar de esteira. Corri com e sem ar-condicionado, com e sem fone, vendo todos os tipos de programa na televisão e nada. Apelei até para o Iron Maiden para ver se dava uma animada, mas eu continuo achando chato, não tem jeito. Hoje em dia, a esteira é um recurso para dias de temporal, nem em dias extremamente quentes eu encaro. Conheço corredores que praticamente, fazem todos os seus treinos desta maneira e pelos mais variados motivos. Tem gente até que detesta correr na rua, mas já desisti de virar fã.

Falando assim parece até falta de respeito com quem só pode treinar dessa forma. Se é seu caso, tranquilo. Faça o seu e me mande passear. Mas está cheio de blogueiro por aí postando foto de painel de esteira para “comprovar” que fez a planilha…Acho estranho mas, na boa, respeito. Não sei qual a motivação para isso mas, na corrida como em tudo na vida, cada um com seu cada um.

O grande lance de correr na rua é a interatividade com o mundo. A esteira é o facebook e o instagram do esporte. Entre ficar fechado e descobrir um mundo de sensações, prefiro a segunda opção. Vento no rosto, gente passando, paisagens, cachorros e um monte de gente caminhando, andando de bike, se exercitando, tudo isso me inspira e o treino passa rápido. Flui. A “virtualidade” do treino em laboratório, estilo hamster, é essencial para quem vive em temperaturas extremas, o que não é nosso caso aqui no Brasil, exceto nos dias mais quentes do verão.

Preserva um pouco os músculos? Talvez. Mas a vibe nunca será a mesma. Para quem começa a treinar na academia, sugiro sempre que intercale com os treinos abertos. Experimente um pouco dos dois jeitos. Vale muito a pena e periga você se apaixonar, ainda mais se pretende participar de provas, já que aí não tem como fugir, os ratinhos estão todos soltos. Experimente!