5 conselhos a quem ainda não começou a correr

Por Sam Murphy

conselhos
Ilustração: Sam Island

O primeiro quilômetro de corrida é um momento mágico, e podemos te levar até lá. Respondemos a cinco dúvidas básicas e comuns de quem está se iniciando no mundo da corrida. Confira abaixo as respostas e conselhos para você começar com o pé direito na modalidade.

Leia Mais
+ 5 opções de treino de corrida para iniciantes
+ 6 exercícios de fortalecimento para corredores iniciantes
+ Planilha de corrida de 12 semanas para iniciantes

1O QUE DEVO USAR?

Você só precisa de tênis e roupas confortáveis nesse co­meço. Evite itens que provoquem abrasão, esquentem demais ou fiquem muito pe­sados se você suar. Deixe para comprar os tênis mais especializados (e caros) quando você realmente pegar gosto pela modalidade.

2ONDE EU COMEÇO?

O terreno ideal seria uma trilha plana em um parque ou no gramado, mas não tem problema se você só conseguir correr no asfalto. E percursos de “ida e volta” (em que você fica correndo várias vezes e apenas em um determinado local, em vez de fazer uma volta completa por um trajeto) têm uma vantagem mental: você estará voltando para casa após a metade da corrida. Caso você não tenha certeza de que conseguirá seguir em frente pelo tempo estipulado, dê pequenas voltas perto de casa.

3O QUE TENHO QUE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO?

Um dos conselhos mais básicos é esperar duas horas para dige­rir uma refeição antes de fazer exercício (sim, como sua mãe falava), mas se você não tiver se alimentado por quatro ou cinco horas antes da atividade, faça um lanchinho leve – por exemplo, metade de uma banana ou de um copo de suco de laranja – uma hora antes do treino para te dar energia. Fique longe de carnes vermelhas e gorduras nesse momento, que podem deixar seu estômago “pesado”.

4COMO DEVO ME SENTIR?

Não tem problema se você sentir um pou­co de falta de ar e ficar com a temperatura corporal um pouco mais alta. Porém você não deve ficar desconfortável demais durante o trei­no ou sentir exaustão extrema no fim dele. Imagine uma escala de 1 a 10, sendo 10 seu esforço máximo: você deve ficar entre 5 e 6.

5O QUE DEVO SABER SOBRE TÉCNICA?

Fique relaxado, mas mantenha uma boa postura. Imagine que há uma bexiga cheia de gás hélio presa no topo de sua cabeça puxando você para cima, gentilmente. Dê passos curtos e pense nas palavras “rápido e leve” quando seus pés tocarem o chão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here