TPM no verão: como driblar as altas temperaturas

por Redação Runner's World

tpm no verão
Foto: shutterstock.

A mulher que nunca sentiu pelo menos um dos sintomas da TPM que atire a primeira pedra. Estima-se que três em cada quatro mulheres que menstruam já passaram por um dos tipos da tensão pré-menstrual, que pode causar tensão e ansiedade, depressão, alteração de humor, insônia, choro fácil entre outros.

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Outro complicador da tensão é o calor excessivo, que aumenta o metabolismo do corpo e piora alguns problemas já comuns nesta época. A mulher se sente ainda mais incomodada com a retenção de líquido e inchaço comum nos dias mais quentes. Mudanças práticas no estilo de vida podem ajudar a reduzir ou controlar os sinais e sintomas da TPM, que podem trazer uma série de problemas para a rotina da mulher. Confira algumas dicas do especialista em controle do estresse, Marco Fábio Coghi.

TPM no verão: Dias quentes, abuse dos líquidos

Pernas inchadas e com marcas de pressão das meias ou sapatos podem significar que você está retendo líquido. Neste caso, é importante abusar da água para se manter hidratado e fazer com que o sangue circule melhor.

TPM no verão: Reduza o estresse

Quem tem TPM forte, deve investir em práticas para alcançar o equilíbrio e muitas mulheres encontraram na tecnologia uma aliada. Por meio de sensores de biofeedback cardíaco, é possível monitorar e orientar a pessoa a alcançar o equilíbrio emocional. De acordo com Marco Fabio Coghi, pesquisador de biofeedback e especialista na redução do estresse, os jogos do cardioEmotion – instalados no computador – são exercícios controlados pela concentração e respiração com resultados comprovados para alcançar o equilíbrio emocional. Apenas alguns minutos de treinos por dia são suficientes e ajudam a diminuir os sintomas da TPM.

TPM no verão: Evite exposição excessiva ao sol

Com a chegada do verão é quase impossível evitar a exposição ao sol. Porém, durante dos dias de TPM evite tomar sol entre os horários mais quentes do dia – das 11h às 15h30. A alta temperatura pode intensificar os sintomas e aumentar os incômodos. Se você estiver de férias na praia e não quiser perder um dia lindo de verão, procure um local coberto para aproveitar o dia nos horários em que o sol estiver mais forte, sem tirar a graça de estar ao ar livre.

Exercícios também durante a TPM

Atividades físicas durante o ciclo menstrual também são recomendados. Estudos mostram que apesar de aumentar o metabolismo do corpo, os exercícios melhoram os níveis de endorfina, serotonina e outras substancias químicas relacionadas ao prazer. Uma vida saudável diminui também o risco de câncer nas mulheres.

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