Inspiração na telinha

Final de semana de longo, 32 km. Na busca de inspiração pré e pós, precisei apelar e revi – de uma tacada só – os dois filmes da série “Spirit of the marathon”. O primeiro cobre a rotina de treinamento de alguns amadores e de dois profissionais e os eventos que antecedem suas participações na maratona de Chicago de 2005. No segundo, muda o continente e o cenário: vamos de Roma em 2012!

Repletos de histórias emocionantes e personagens carismáticos, como o incrível Jerry do primeiro filme, um senhorzinho com um sorriso delicioso e senso de humor britânico, os dois filmes são um delírio para todos os fãs do esporte, mesmo os não praticantes. Para quem corre, são essenciais. Sobram relatos de vários personagens importantes do mundo da corrida, como a americana Kathrine Switzer, que desafiou todas as convenções ao se inscrever para a maratona de Boston, em 1967, e completar a prova sob os olhares incrédulos de todos, principalmente dos organizadores, já que na época não era permitida a participação de mulheres em provas de longa distância.

Ao terminar o rali televisivo, o próprio iTunes me sugeriu alguns filmes relacionados ao esporte e, entre eles, “Run for your life” (sem tradução para o português, seria algo como “Corra pela sua vida”). Aceitei de bom grado, seduzido pela promessa básica do filme, que era contar a história da vida de Fred Lebow, o virtual fundador da maratona de Nova Iorque. Já havia tido contato com a história, principalmente nas páginas da Runner’s World, mas não sabia o que me esperava.

O filme é um comovente recorte histórico da evolução do esporte desde os anos 60 até o ano de 1992, ano que o próprio Lebow, sobrevivente de um linfoma cerebral, participou pela primeira vez da prova que ajudou a criar em 1970 e que é hoje a estrela das grandes maratonas.

Recheado de entrevistas de contemporâneos de Lebow, nos transporta aos tempos românticos do esporte e mostra os caminhos, por vezes tortuosos, tomados pelo protagonista para colocar Nova Iorque no centro do mapa esportivo mundial. Imperdível!