Asfalto, trilha ou pista? Qual o melhor terreno para correr?

Por Redação Runner's World

Terreno para corrida
Foto: Shutterstock

Se você treina todo dia no mesmo lugar, corre o risco de ficar entediado. Superfícies duras forçam seus músculos, articulações e ossos, enquanto as mais macias não preparam seu físico para corridas no asfalto. O ideal é variar pelo menos uma vez na semana o local de treino. Faça pausas frequentes para caminhar (de 20 a 60 segundos para cada 10 a 20 segundos de corrida) e considere as dicas para treinar em diferentes terreno para corrida a seguir para uma transição segura.

Conheça as 10 lesões mais comuns em corredores

Treino de posterior de coxa para evitar lesões

O selim da bicicleta está causando lesões nas mulheres

Como treinar em cada terreno para corrida?

1Asfalto

Corra no contrafluxo do trânsito (para ser visto pelos motoristas), escolha ruas com calçada ou um acostamento largo e use só um fone de ouvido, para detectar de onde vem o perigo. Se estiver correndo no escuro, vista roupas refletivas e luzes. E se estiver acostumado com a esteira, saiba que o corpo leva um tempo para se adaptar a fatores como variações de terreno e mudanças no clima.

2Trilha

Percursos amaciados por cascalho ou cascas de árvore são os melhores para iniciantes. Se estiver em uma trilha mais técnica, fique atento a poças, raízes, pedras e trechos escorregadios. Folhas e outros fragmentos podem encobrir obstáculos, por isso caminhe (ao invés de correr) pelas áreas onde pode haver perigos escondidos.

3Pista

Você deve correr no sentido anti-horário. Deixe as duas faixas de dentro para corredores mais velozes e passe para as faixas externas nas pausas para caminhada. Tenha em mente que pistas inclinadas podem sobrecarregar seus tornozelos e outras articulações.

4Terreno para corrida: grama

Se você tiver histórico de instabilidade no tornozelo, fique longe: gramados escondem buracos e irregularidades do terreno. Se não tiver, corridas curtas em terrenos com grama macia podem ajudar a fortalecer os pés e as pernas. Experimente alongar na grama ao final de um treino no asfalto, trilha ou pista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here