Fortalecer para correr

A mulher se descobriu na corrida. Um pouco mais tarde que os homens, é verdade, mas não de maneira menos intensa. E adequar os treinos de corrida para mulheres é o mesmo que adaptarmos qualquer atividade física ou esporte entre indivíduos do mesmo sexo. Ou seja, adaptações e adequações de treinos devem acontecer sempre, e não só em função do sexo. Para que esses ajustes sejam positivos, temos que levar em conta as individualidades de cada corredor, em todos os aspectos: físicos, fisiológicos, genéticos, psicológicos, de estilo de vida, rotina e objetivos pessoais.

Além de mudanças constantes nos treinos de corrida – que são a garantia de uma boa evolução no condicionamento –, quem corre deve tentar “cavar” um espaço na agenda para os treinos paralelos, que chamamos de cross-training. A principal modalidade “extra” é o fortalecimento muscular, que pode ser feito de diversas maneiras: com musculação, aulas de circuito, exercícios localizados, treinos funcionais, algumas técnicas fisioterapêuticas ou aulas de ioga, bike e pilates.

Um corpo forte garante uma estrutura músculo-esquelética equilibrada e firme, protege as articulações, atenua os efeitos do impacto, aumenta a massa muscular, equilibra as diferenças existentes no corpo e corrige a postura, entre tantos outros benefícios. Você se sentirá melhor na corrida e ainda ficará mais rápido. Vai também reduzir as chances de lesão ou dor que poderiam te afastar das pistas.

O formato do corpo feminino (quadril mais largo e glúteos maiores) faz com que precisemos dar atenção redobrada a essas regiões, além dos joelhos e tornozelos. Exercícios de fortalecimento para essas partes do corpo são fundamentais. Podemos utilizar as máquinas e equipamentos das salas de musculação, fazer exercícios com elásticos ou utilizando o peso do corpo, aulas com exercícios localizados e ainda treinamento funcional. A musculatura da região do core – que engloba abdômen, costas e quadris – deve ser também bem trabalhada para que ela sustente e amorteça o impacto.

Dessa maneira, além de evitar lesões de quadril, joelhos e pernas, você terá mais força em músculos que são bastante solicitados na corrida, como glúteos, posteriores das pernas e coxas. Para um suporte dos treinos, e pensando também na corrida para mulheres com mais de 30 anos, fazer esses exercícios de fortalecimento três vezes por semana é o ideal. Se você ainda tem dúvidas sobre fortalecer, saiba que seu corpo irá agradecer, sua corrida irá progredir e com certeza a estética também melhorará. Pode acreditar!