Sub3h nos 42 km? Ela conseguiu!

Ela fez o que muita corredora amadora nem sonha em fazer: correr uma maratona em menos de 3 horas. Na última edição da Maratona de Buenos Aires, realizada nesse domingo (11), a brasileira Kamilla Pontes completou os 42 km 2h58min14. Foi sétima colocada no geral e a primeira na categoria. E a melhor amadora brasileira na prova.

Você tem uma ideia do que é para uma mulher, atleta amadora, completar uma maratona em 2h58min14? É algo extraordinário. Isso dá uma média de 4min15/km. É ritmo de intervalado para boa parte delas. É colocar 14 na esteira da academia e correr 42 km….

Atleta amadora desde 2011, ela completou a sua primeira maratona em Paris, em 2011 e de lá para cá, foi reduzindo o tempo na distância gradativamente. Tem cinco maratonas no currículo, incluindo a Maratona de Boston, prova que completou em 3h10 e 3h02, em 2014 e 2015, respectivamente. E isso em Boston, que é um verdadeiro serrote, de tanto sobe e desce.

Quando perguntada sobre o segredo para o sub3h em Buenos Aires, Kamilla garante: não existe mágica. “Para chegar lá, só com treino e paciência. Tem que haver uma consistência e eu sei que fui construindo isso aos poucos, com o auxílio do meu treinador Marcos Paulo Reis”, diz. Kamilla treina desde 2011 com o Marcão, dono da MPR Assessoria Esportiva e colunista da RUNNER’S WORLD. Ela afirma que as dicas dele e do marido – ele também um sub3h na maratona – foram valiosas em Buenos Aires.

Agora, a mãe de dois filhos já traça novos planos: quer correr as maratonas de Nova York, de Tokyo e de Londres. Para quem precisava de inspiração para levantar amanhã cedo para treinar, Kamilla é um uma injeção e tanto!