Bonita sim; funcional sempre!

Para me acompanhar nos treinos de corrida, o look tem que me deixar leve e solta

Uma das coisas boas que a corrida nos proporciona é poder usar a roupa que quisermos, sem seguir regras. Além de me sentir forte e determinada, quando estou treinando gosto de estar bonita. Mas, para os treinos, a roupa precisa trazer também segurança e conforto.

A cada estação, as marcas nos trazem inúmeras novidades em vestuário e acessórios. Procuro sempre escolher roupas de corrida que consiga usar nos outros esportes que pratico, o que não é muito difícil, considerando que as marcas investem cada vez mais em novas tecnologias, modelagens e funcionalidades para as peças.

Há algum tempo percebi a diferença que faz treinar com o equipamento certo e, desde então, sempre escolho minhas roupas de acordo com o que está na planilha. Por exemplo: se o treino do dia é um longo, já sei que o ideal é usar um top sem costuras e com tecido de compressão, pois ficarei mais tempo em movimento. Se é dia de tiro, prefiro roupas leves e o menor número possível de peças, pois gosto de me sentir mais livre.

Das funcionalidades, as minhas preferidas são os bolsinhos secretos, os zíperes nas leggings – que facilitam muito na hora de colocar e tirar a peça – e as costuras estratégicas com tecidos respiráveis. Peças com tecidos tecnológicos também melhoram muito a qualidade da “vida corrida”, pois facilitam a troca de calor do corpo com o meio ambiente e evitam que a gente chegue ao final do treino encharcado. Geralmente, os tecidos mais bacanas trazem uma mistura de poliamida, poliéster e nylon. Fuja das camisetas 100% poliéster: o suor não evapora e o mau cheiro é praticamente inevitável.

Jaquetas que viram coletes, saias que viram shorts, regatas com top embutido e peças dupla face são ótimos investimentos. Outra coisa legal de se considerar na hora de escolher suas peças é o tipo de costura que elas apresentam. Aquelas sem costura são um pouco mais caras mas, se puder investir, vá em frente: elas são muito mais confortáveis e evitam feridas causadas pelo atrito.

Indo um pouco além e falando de beleza, acho que uma das melhores invenções da indústria cosmética foi o protetor solar com cor. Nunca me dei bem com protetores para a prática esportiva. Eu os considero pesados e oleosos, e passei um tempo negligenciando- os e correndo sem proteção. De uns tempos para cá, conheci ótimos produtos com diferentes texturas e que são ótimos para correr. Alguns deles consigo até usar como base no dia a dia. Creme antiatrito para poupar a pele de feridas, produtos leave-in para evitar que o cabelo embarace depois da corrida e elásticos sem metal para que os fios não quebrem também vão comigo para todo lugar.

Produtos de corrida são investimentos. Conheça suas necessidades e invista com sabedoria!