Afeganistão realiza sua primeira maratona internacional

O Afeganistão é presença constante nos noticiários por causa dos conflitos armados que assolam o país há décadas. Mas, no último sábado, dia 16, o esporte foi o grande destaque com a realização da primeira maratona internacional, na cidade de Bamiyan.

Mais de sessenta pilotos do país, da Europa, dos Estados Unidos e Canadá correram 42 km pelos vales montanhosos da cidade. O grande vencedor foi o britânico Keith MacIntosh, com o tempo de 2h55. Após a corrida, os corredores visitaram as ruínas das maiores estátuas de Buda do mundo.

O evento organizado pelo Departamento de Cultura e Informação também contou com a distância de 10 km para as mulheres locais que, em sua maioria, eram adolescentes. A afegã Nazira Saifi, uma estudante de 15 anos de idade, foi a vencedora.

James Willcox, um dos organizadores da prova, disse que a maratona foi uma oportunidade para corredores de diferentes origens étnicas correrem juntos e apreciarem a paisagem. “Espero que esse evento se torne anual e dirigido por organizadores locais”, comentou. No passado, Bamiyan já sediou outros eventos esportivos como provas de esqui, ciclismo e corrida entre estudantes da região.