Doping de Jeptoo adia cerimônia da World Marathon Majors

A cerimônia de premiação, domingo, para reconhecer os vencedores da World Marathon Majors, série 2013-2014, foi adiada. O cancelamento ocorreu porque a queniana Rita Jeptoo, que venceu este ano as Maratonas de Boston e Chicago e faturou o prêmio de 500 mil dólares pelo título feminino da série das maiores maratonas do mundo, teria testado positivo para a EPO.

O jornalista veterano Larry Eder relatou a notícia do suposto teste positivo de Jeptoo na sexta-feira no RunBlogRun. A Federação de Atletismo do Quênia posteriormente confirmou à AFP News que o teste de Jeptoo foi positivo para EPO.

No sistema de pontuação da World Marathon Majors, Jeptoo tinha acumulado pontos suficientes na temporada 2013-2014 para assegurar o título geral mesmo sem correr a Maratona de NY.

De acordo com RunBlogRun, o resultado positivo do Jeptoo aconteceu em setembro, no Quênia. De acordo com o protocolo de teste de drogas, uma segunda amostra, conhecida como a amostra "B", deve ser testada e também voltar positiva para a mesma substância proibida para a atleta ser considerada culpada. Ainda segundo RunBlogRun, a amostra B de Jeptoo não foi testada ainda.

Jeptoo, ou um representante dela, têm o direito de estar presentes para o teste da amostra B, mas a atleta tem a opção de renúncia ao teste dessa amostra . Por causa dos trâmites legais e das defesas possíveis de Jeptoo, a decisão final sobre a corredora pode levar dois meses.

"No momento, não houve nenhuma decisão neste caso pela IAAF, inclusive em relação à aplicação de sanções, e, como resultado, a WMM é incapaz de comentar mais até que a determinação seja feita. Nas circunstâncias foi decidido adiar a premiação", disse a organização do evento.

Há alguns anos, Jeptoo, de 33 anos, era mais conhecida como a vencedora da Maratona de Boston 2006. Depois de fazer uma pausa para se tornar mãe, ela voltou ao topo do mundo da maratona ao vencer novamente em Boston no ano de 2013. Depois conquistou Chicago. Em abril, ela estabeleceu o recorde do percurso em Boston, 2:18:57.

A WADA disse que em conformidade com as regras não comenta casos pendentes para respeitar a integridade do processo e os direitos dos atletas. A Boston Athletic Association também espera um comunicado oficial para abordar o assunto.