A maratona dos apps

Neste exato momento acontece no Brasil e em vários países ao redor do mundo uma corrida silenciosa – e ignorada por boa parte dos corredores. Nessa corrida a que me refiro, estão competindo os grandes empresários do mundo esportivo. Mais especificamente da corrida.

Não é de hoje que nós, atletas, usamos as redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram – para compartilhar com os amigos nossos grandes feitos. São mais tantos quilômetros na conta, outra pirambeira vencida, a primeira maratona que a gente não esquece e esse foi mais um recorde pessoal mundial! O que poucos acompanham é a corrida paralela para conectar essa comunidade. O assunto está em alta nas grandes marcas e assessorias esportivas. Ninguém fala, ninguém viu, mas a “guerra” existe.

Assim como todos querem saber quando o homem vai conseguir correr uma maratona

em menos de duas horas, também se especula quem será o primeiro desenvolvedor de um app esportivo tão popular como o Facebook e o Instagram. Aplicativos esportivos existem – Nike+, Strava, Garmin Express Fit –, mas ainda há um enorme potencial a ser explorado.

Com o app de corrida Nike+, o corredor mapeia e compartilha o treino nas redes sociais. E ainda cria desafios com os amigos e treinos por metas. Ele e o app N+TC (Nike+ Training Club) – com vídeos explicativos dos exercícios – têm 25 milhões de usuários conectados pelo mundo. A Adidas tem o miCoach, mas, segundo Caio

Amato, diretor de marketing da marca, a plataforma do app está sendo revista para se tornar mais amigável, especialmente para os iniciantes. Leandro Moraes, diretor de marketing da Asics, também promete uma total reformulação no atual app, que deve focar mais em performance. A Under Armour já tem quatro aplicativos e 150 milhões de usuários no mundo, sendo 2 milhões no Brasil. Segundo Bruno Abilel, diretor de marketing da marca no Brasil, essa já é a maior comunidade “connect fit” do mundo. Nada mal, mas o Facebook tem quase 1,5 bilhão de usuários no mundo e por volta

de 70 milhões no Brasil.

A rede de academias BodyTech está preparando sua plataforma online de treinos à distância, e as assessorias esportivas não ficam para trás. Mario Sergio, fundador da Run & Fun, uma das maiores assessorias do Brasil, já lançou seu app, o Soürun, que promete popularizar ainda mais a corrida, com treinamentos online por R$ 29,90 por mês. Testei por vários dias e gostei: a interação com o treinador é real e ativa. A MPR do Marcos Paulo Reis promete lançar o seu em breve. Tive acesso a uma “versão teste” do app, usei por vários dias, é totalmente diferente do aplicativo da

Run & Fun. Outro modelo, outro conceito. Mas quem estará mais perto do que os exigentes corredores estão buscando? Aquele que acertar primeiro vence essa bilionária corrida. Definitivamente, a maratona dos apps está só começando!