Fim da linha, Rússia?

Se depender da Agência Internacional Antidoping (WADA) e da IAAF (Federação Internacional de Atletismo) a Rússia ficará mesmo em maus lençóis após o escândalo de doping no atletismo. Um relatório divulgado por uma comissão independente da Wada acusa diretamente o governo russo de cumplicidade nos casos de doping e com isso, o órgão recomenda a suspensão imediata da Rússia das competições de atletismo, incluindo dos Jogos Olímpicos do Rio.

Para Richard Pund, ex-presidente da Wada e membro da comissão, o caso de doping russo é muito pior do que todos imaginavam já que os russos teriam escondido resultados positivos até o meio do ano. Além disso, agentes do serviço de inteligência da Rússia, o FSB, estariam infiltrados no esquema antidoping dos Jogos de Inverno de Sochi.

A comissão também recomenda que cinco atletas russas e cinco treinadores sejam banidos do esporte. Eles pedem proibição vitalícia para a campeã olímpica Mariya Sayinova e para Ekaterina Poistogova, juntamente com Anastasiya Bazdyreva, Kristina Ugarova e Tatjana Myazina. Sebastian Coe, o atual presidente da IAAF, diz estar em conversa com os colegas da entidade para considerar as recomendações contra a Federação Russa de Atletismo.