Após disputa ombro a ombro, Keitany vence em NY

Mary Keitany, do Quênia, cruza a linha de chegada para vencer a prova feminina

A queniana Mary Keitany, 32, prevaleceu no duelo contra sua compatriota Jemima Sumgong nos últimos 200 metros de prova para conquistar a Maratona de Nova York, com o tempo de 2:25:07.
Keitany assumiu a liderança junto com Sumgong em torno do quilômetro 35, colocando uma vantagem de 25 a 30 metros sobre as demais corredoras. As atletas lutavam contra um vento que por vezes soprava a 40 quilômetros por hora.

A dupla queniana disputava a prova passo a passo até a entrada no Central Park, quando Keitany saltou à frente para faturar a competição por apenas três segundos de vantagem sobre Sumgong (2:25:10). Naqueles quilômetros finais, Keitany disse que pensou sobre suas experiências anteriores na Maratona de NY, quando perdeu a posição mais alta no pódio, chegando duas vezes em terceiro lugar (2010 e 2011).

"É claro que estou feliz", disse a vencedora. Keitany ganhou 125 mil dólares pela vitória (100 mil por terminar em primeiro lugar e 25 mil por superar a barreira de 02:25:30).

No quilômetro 32, Keitany disse que sabia que era hora de "cavar" seu espaço para estar na disputa pela vitória. Foi sua primeira maratona desde que terminou na quarta posição dos Jogos Olímpicos de 2012. Ela ficou em licença maternidade no ano passado e voltou às competições na Meia Maratona Great North Run, em setembro, onde saiu vitoriosa com 1:05:39.

O melhor tempo de Keitany, 2:18:37, conquistado na Maratona de Londres, 2012, faz dela a segunda mais rápida mulher na história, atrás apenas da recordista mundial, Paula Radcliffe.

Sumgong, 29 anos, não é estranha às finais emocionantes com diferença de poucos segundos. Ela lutou contra Sharon Cherop na Maratona de Boston, em 2012, quando ficou em segundo lugar por dois segundos. Seu melhor tempo é 2:20:41, na Maratona de Boston de 2014, quando terminou na quarta posição. Sumgong disse que tentou colocar uma distância sobre Keitany no quilômetro final, mas seu esforço não deu certo. Sumgong ficou suspensa por dois anos por causa de doping em 2012. Ela treina no mesmo grupo que Rita Jeptoo, que na sexta-caiu também no exame antidoping.
Sara Moreira, 29 anos, de Portugal ficou em terceiro em sua maratona de estreia. Ela é a campeã europeia dos 3.000 metros em pista coberta em 2013.