9 dicas para montar sua playlist

Se você está tentando criar a lista perfeita de músicas para uma maratona, comece por aqui

Por Derek Call

Eu sou o tipo de pessoa que precisa correr ouvindo música, principalmente durante uma maratona. A música me distrai da ideia de correr por mais de três horas, enquanto simultaneamente melhora meu foco. Meu maior estresse na noite anterior a uma corrida longa não são os muitos quilômetros pela frente e, sim, montar a playlist certa.

Leia mais:
+ A mente está derrubando seu corpo?
+ Aperte o play: músicas, treinos e provas

Neste fim de semana, vou correr a Maratona de Chicago. Será a oitava vez que corro 42 km. Todo mundo que já fez essa distância recebeu dicas de amigos e treinadores para ela. Dessa vez, estou usando esses conselhos para escolher minha lista de músicas. Eu sempre gostei de punk rock, mas as dicas abaixo podem te ajudar a montar uma ótima playlist, independente do tipo de música que você gosta. Ah, abaixo, você pode também escutar nove músicas da minha lista pessoal!

Não comece rápido demais
Meu maior problema quando comecei a treinar para maratonas foi começar forte demais. Ao colocar músicas suaves no início da minha playlist, eu evito esse problema. ‘Smoke’, de Brian Fallon, tem a batida perfeita para eu encontrar meu ritmo em meio ao caos da largada.

Confie no seu treinamento
Eu comecei meu ciclo de treinos para Chicago em junho. Por volta da mesma época, o segundo álbum do PUP, ‘The Dream is Over’, entrou na minha vida. O disco foi parte da minha playlist para corridas longas por meses, então agora sei exatamente como meu corpo vai reagir durante as mudanças constantes de ritmo dos 30 minutos do álbum.

Entre no clima
É sempre uma boa ideia conhecer pessoas que você não teria a chance normalmente. E isso também se aplica a músicas. Eu não pude resistir e adicionei uma banda de Chicago: a Alkaline Trio.

Aproveite o visual
Eu estarei correndo a apenas algumas quadras de distância do Wrigley Field – estádio de baseball do Chicago Cubs. Baseado no pace que eu coloquei como meta para a corrida, planejei minha playlist para ouvir neste momento ‘Baseball’s Sad Lexicon’, do Sundowner. É um acústico de um velho poema sobre os Cubs.

Tente correr com um grupo
Todos nós já estivemos lá: o grupo à sua frente está longe demais para você alcançar e não há ninguém perto o suficiente para você correr junto. Você está preso na terra de ninguém e é neste momento que o diabinho no seu ombro começa a falar para você desistir. Se você tem uma música divertida para cantar junto neste ponto, isso pode ajudá-lo a espantar os demônios e continuar firme. ‘Promised Land’, do Direct Hit!, me ajudou em diversos treinos e acredito que vai ser importante novamente no domingo.

Pense no sofrimento dos outros
Uma lição que meus pais me ensinaram quando eu comecei a praticar esportes quando criança foi superar a dor, já que há outras pessoas ao redor do mundo que estão sofrendo mais. Isso sempre me ajuda a colocar as coisas em perspectiva. O novo álbum de Against Me!, ‘Shape Shift With Me’, fala sobre a luta de Laura Jane Grace desde que se assumiu como uma mulher transgênero, um sofrimento muito maior do que se perguntar sobre quando é a próximo posto de hidratação.

Nada novo no dia da prova
Apesar das mudanças no tempo, tudo que está sob meu controle tem se mantido o mesmo durante minhas sete maratonas. Meu tênis é confiável, eu corro com roupas que conheço bem, tenho um cardápio que não me surpreenderá e sempre, sempre, ouço Bouncing Souls.

Termine forte
Guarde suas músicas motivacionais para os últimos 10 km, quando você precisará mais delas. Eu salvei outra banda de Chicago, Lawrence Arms, para ser a trilha sonora dos meus quilômetros finais rumo à linha de chegada.

Tenha sempre um plano B
As maiores barreiras mentais que enfrentei em uma maratona aconteceram quando eu não alcancei a meta que estipulei para mim mesmo. Quando percebo que não vou conseguir, começo a me perguntar: “por que continuar?” Mas esse é o tipo de pensamento ruim que te leva a desistir. Por isso é importante ter um plano B. Minha playlist completa dura quatro horas – uma hora a mais do que planejo demorar para terminar a prova. E adicionei músicas na parte final que sei que colocarão um sorriso no meu rosto independentemente de como eu estiver na maratona.

Felizmente, fones de ouvido são permitidos no percurso de Chicago, mas é sempre importante checar as regras da prova: alguns eventos não autorizam o uso. E é sempre importante manter a atenção em reação aos outros corredores enquanto corre.

https://open.spotify.com/user/runnersworldmagazine/playlist/2KItBxjT94M37zWD5jthTU