Café pode proteger mulheres contra câncer de mama

As mulheres que bebem bastante café têm possibilidades menores de desenvolver o chamado câncer de mama com receptores de estrogênios negativos, que não respondem a certos fármacos, por isso que a quimioterapia é geralmente a única opção.

Por este estudo, feito por analistas do Instituto Karolinska de Estocolmo, as mulheres que tomam muito café têm possibilidades menores de desenvolver o câncer do que aquelas que bebem pouco. Os investigadores analisaram os casos de seis mil mulheres que entraram na menopausa.

Assim, entre as que bebiam cinco xícaras ou mais de café ao dia o risco de desenvolver o câncer de mama se reduzia em 57% comparado com as que tomavam menos de uma xícara cheia. "Acreditamos que o alto consumo diário de café está associado à significativa redução de câncer de mama com receptores de estrogênios negativos entre as mulheres que entraram na menopausa", assinalam os analistas na citada publicação.

Outros estudos sugeriram que o café reduz o risco de outros cânceres, incluído o de próstata e o de fígado. Os pesquisadores do Instituto acreditam que o café pode ter compostos que afetam diferentes tipos de câncer de mama. Para a diretora de política da organização Breakthrough Breast Cancer, Caitlin Palframan, o interessante é que esta investigação sugere que o café pode reduzir o risco de câncer de mama (de estrogênios) negativo. "Mas nem todos os estudos estão de acordo sobre os efeitos de consumir café e, portanto, não encorajaríamos as mulheres a aumentar o consumo de café para protegê-las do câncer de mama", disse.

"O que sabemos é que as mulheres podem reduzir as possibilidades de desenvolver câncer de mama se mantêm bom peso, reduzem o consumo de álcool e fazem atividade física regularmente", acrescentou Palframan.

OUTUBRO ROSA

Criado a partir de grãos de duas regiões do Brasil, blend La vie en Rose tem sabor social com parte de renda revertida para o IBCC

Com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, Gelma Franco, barista e especialista em cafés, criou para o IL Barista – Cafés Especiais o blend La vie en Rose que terá parte da renda revertida pra o IBCC – Instituto Brasileiro do Controle do Câncer.

Serviço: IL BARISTA MORUMBI SHOPPING, Av. Roque Petroni Jr., 1089 – Piso Lazer – loja 41 (11) 5189 4593 e IL BARISTA SHOPPING VILA OLÍMPIA, Rua Olimpíadas, 360 3 piso loja 405