Um exemplo de brasileira

Por Petra Monteiro

PRIMEIROS PASSOS

Comecei a treinarna escola, com 11 anos. A minha professora de educação física veioaté a minha sala avisar que teríamos aulas de atletismo e, quem tivesse interesse, que viesse pela manhã. Não pensei duas vezes.

INCENTIVO

Minha mãe me apoiou muito desde pequena. Ela adorava a ideia de eu estar praticando algum esporte, mas não ia às competições; ela preferia só ficar sabendo dos resultados.

MUDANÇA

Nasci em Camaragibe, em Pernambuco. Agora moro em Cuenca, no Equador. Meu namorado, que é também meu treinador, é daqui. A cidade é perfeita para treinar marcha, já que está a 2.550m de altitude.

TREINO É TREINO

Treino duas vezes por dia, durante toda a semana, e uma vez no fim de semana. Minha distância preferida é a de 20 km, e o melhor é que é justamente a distância oficial para mulheres na marcha.

FUTURO

Entre meus principais objetivos, e agora meu maior sonho, está ser finalista nas Olimpíadas do Rio, em 2016. Seria minha realização profissional, um prêmio à minha dedicação ao atletismo.

LOUROS

Em 2014, fui bronze nos Jogos Sul-Americanos de Atletismo, recordista Pan-Americana e medalha de prata no Campeonato Íbero-Americano de Atletismo. Já neste ano, fui recordista brasileira e sul-americana na marcha.

FORA DAS PISTAS

CONHECENDO O MUNDO

Adoro viajar, cada lugar tem algo de especial, difícil escolher “a” viagem.Mas eu adoraria conhecer a África.

ENTRE LETRAS E HISTÓRIAS

Gosto muito de ver filmes, ler livros e também acompanho algumas séries. O seriado The Walking Dead e

os filmes Menina de Ouro e Os miseráveis estão entre os meus favoritos.

EM CASA

Tento me controlar em todas as refeições, mas quando estou com vontade de comer algo, como mesmo e não fico com a consciência pesada. Por mim, comeria fora todos os dias, mas isso sairia muito caro. Geralmente, eu mesma cozinho.