Uma chance para esteira

Ultimamente tenho dado uma nova chance para a esteira, afinal de contas todo mundo merece uma, né?

Pensar nisso era impossível há alguns anos quando eu só queria saber de longas distâncias e treinos no asfalto. Mas na vida é importante a gente sempre abrir a cabeça para ver as coisas sob novas perspectivas, mesmo aquelas coisas que já conhecemos – e já temos uma opinião formada.

Meu relacionamento com a corrida começou na esteira em 2005, logo depois que a Malu (minha filha) nasceu. Tudo bem que eu mais andava do que corria, pois correr mesmo como uma mulher foi em 2007. Mas depois que tive um encontro com o asfalto nunca mais consegui lidar com a esteira da mesma maneira.

Tudo me irritava, os espelhos, o ar condicionado, a quantidade de botões, os caras do meu lado competindo aumentando a velocidade…enfim, tudo me deixava nervosa.

Mas outro dia eu estava indo pra USP pelo meu caminho de todo dia, quando um cara me parou e disse pra não ir adiante não pois tinham dois moleques bem esquisitos lá na frente. Sou tigrona, mas não sou idiota, dei meia volta e resolvi entrar na Smart Fit que é bem perto da minha casa, para tentar cumprir meu dever na esteira. Os primeiros 2km foram horríveis e pensei que não daria para terminar não de tão chato, mas na base do “só mais 1km) fui indo indo e quando vi os 12km haviam chegado ao fim.

Então nesse dia meu mindset deu uma mudada e resolvi dar a tal nova chance.

Primeiro decidi fazer meus treinos de qualidade indoor, eles acontecem uma vez na semana e em ritmos muito bem especificados pelo Wanderley, o que é ótimo de se controlar na esteira. Além disso, sinto muito o impacto de treinos fortes no asfalto, especialmente nas canelas, coisa que não acontece na esteira já que o impacto é bem menor.

Nessa semana mega chuvosa em São Paulo corri na rua, mas também lancei mão de alguns treinos na esteira. Não tenho problema em correr na chuva não, mas em alguns momentos a intensidade dela me mete um medo e acabo tendo que optar entre treinar indoor ou não treinar.

Para dar um boost no treino na esteira, coloco um pouquinho de inclinação e vou numa velocidade confortável levemente maior do que minha confortável do asfalto.

Ok, a corrida na esteira pode ser algo bem chato, mas pense no lado positivo: a união da rua com a esteira pode dar bons resultados, pois os treinos de qualidade são mais fáceis de ser controlados, o impacto da esteira é muito menor, e sua atenção fica totalmente voltada para sua corrida, já que não tem carro nem farol nem leitura de terreno.