Etiqueta de corrida: saiba que regras seguir

por  Claire Trageser, da Runner's World EUA

etiqueta de corrida
Shutterstock

Veja aqui um guia da etiqueta de corrida. Uma lista de “regras” sobre como lidar com tudo, desde um parceiro de treinamento excessivamente falante até soltar gases em uma corrida em grupo.

Leia Mais
+ As melhores dietas para corredores 
+ Vantagens dos grupos de corrida e como criar o seu
+ 5 opções de treino de corrida para iniciantes

[Lizzie Post, além de escrever livros sobre etiqueta, também é uma corredora dedicada. Por isso, pedimos a Post que usasse seu conhecimento em etiqueta para responder a algumas das perguntas mais urgentes sobre a maneira mais educada de lidar com certas situações.]

Qual é a maneira correta de ultrapassar um corredor durante uma corrida?

“Normalmente, pela esquerda é o padrão, então você deve seguir isso”, respondeu Post. “Você quer dar às pessoas um amplo espaço.”

Em termos de alertar as pessoas, ela disse que depende da situação.

“É legal dar um aviso especialmente se você aparecer logo ao lado de alguém em uma trilha onde os corredores estão bem espalhados. Mas se você estiver participando de uma corrida como parte de um grande grupo, não precisará se manifestar”.

A principal coisa que ela enfatizou: “Deixar espaço suficiente é realmente importante, pense em uma bolha de espaço pessoal cercando cada pessoa. É precisa dar esse espaço, especialmente quando todo mundo está suando e respirando com dificuldade”.

E quando alguém vem na direção oposta?

“Se você estiver seguindo o caminho errado – no lado esquerdo -, sempre que alguém estiver vindo em sua direção, você deve fazer o possível para avançar para a direita”, disse ela. “Você é a pessoa que opera fora do padrão, por isso precisa ser a pessoa a tomar uma atitude.”

Quando é apropriado perguntar sobre o pace?

“Depende de se você deseja compartilhar o seu”, respondeu Post.

Se você presta atenção ao seu pace, mas não quer compartilhá-lo, ela aconselha não mentir e dizer que você não acompanha. “Você pode apenas dizer que nunca compara notas ou estatísticas de corrida”, sugeriu ela.

E ela disse para dar a alguém o benefício da dúvida – eles podem estar perguntando por educação, não por concorrência.

Como você fala sobre correr com alguém lesionado?

“Ao que realmente se resume é: conheça seu amigo”, disse Post. “Se falar sobre correr o deixará empolgado, fale sobre isso. Mas se você sentir que ele está frustrado, então recue.”

Mas, disse ela, perguntar como alguém está não é má etiqueta de corrida.

“Você pode perguntar: ‘Eu sei que você machucou o quadril no mês passado, como vai?'”, Ela disse. “Então a outra pessoa pode dizer: ‘não quero falar sobre isso’ ou ‘estou melhorando’. Basta confiar que a outra pessoa é forte o suficiente e madura o suficiente para dizer: ‘Cara, eu realmente não quero falar sobre isso’.”

Quando é apropriado deixar alguém para trás na corrida?

“Qual é o sentido dessa corrida?”, pergunta Post. “É para incentivar a outra pessoa a fazer exercícios ao ar livre? Então, não, você não vai largá-la. Se vocês estão tentando incentivar o outro a melhorar o pace, sim, pode largar a pessoa, pois ela terá que trabalhar mais para acompanhar. Diga: ‘Preciso acelerar um pouco, vou avançar, se estiver tudo bem’.”

E, ela acrescenta: é sempre melhor fazer o check-in antes que você acelere do que apenas disparar à frente.

Como você recusa uma corrida com alguém que não está no seu nível?

“Isso aconteceu comigo muitas vezes”, disse Post. “Muitas pessoas dizem: ‘Eu realmente gosto de correr sozinho’, ‘não estou procurando companheiro de corrida no momento’ ou ‘sou super competitivo, então não gosto de correr com outras pessoas’ ‘”.

Ela disse que você pode responder honestamente, dizendo algo como: “Estou trabalhando duro para melhorar sozinho agora.”

Posso dizer ao meu parceiro de corrida que não quero conversar para que eu possa me concentrar na minha música e respiração?

“Se você não quer conversar, fale sobre isso, ironicamente”, disse Post. “É uma boa ideia dizer com antecedência: ‘Estou ansioso para correr atento, sem participar de conversas.’ Muitas pessoas entendem.”

Se é você o corredor que fala sem parar, Post disse que aconselha perguntar às pessoas durante a corrida se está tudo bem conversar.

“Você pode perguntar: ‘É irritante minha conversa?’ e essa é uma chance das pessoas serem sinceras com você”, disse ela.

O que você deve fazer se alguém se atrasar para uma corrida em grupo?

Estabeleça com antecedência um período de carência para atrasos e, então, comece a corrida se ele estourar. Especialmente as pessoas que correm de manhã não podem esperar por outra pessoa. Mas, se você tiver um período de carência predeterminado e sair, a pessoa atrasada saberá a quanto tempo você está correndo e poderá alcançá-lo, se conseguir.

Você deve cumprimentar outros corredores durante uma corrida?

“Sou muito fã disso, mas também posso ver como, se você estiver em uma área mais traficada por corredores, pode ser um pouco demais”, disse Post. “Faça contato visual e apenas acene ou sorria.”

Durante uma competição, você deve conversar com outras pessoas ou oferecer palavras de encorajamento para as pessoas que você passa?

“Eu pessoalmente acho que, se as pessoas estão competindo, deixe-as estar em sua própria zona”, disse Post.

Quanto a incentivar as pessoas durante uma corrida, você pode fazê-lo, mas não se ofenda se as pessoas não reagirem felizes.

“Uma corrida é um ambiente em pressão, e você está realmente atrás do primeiro lugar; portanto, se alguém está chamando ou sendo encorajador, você não precisa responder de nenhuma forma, você corre sua corrida”, disse Post . “Acho que as pessoas entendem e respeitam isso.”

Como lido com funções corporais durante a corrida?

Gases: “Se você pode dominar o peido silencioso, é melhor”, disse Post. “Se você fizer barulho e é notável, pedir desculpas e desculpar é perfeito.”

Cuspe: Post disse que cuspir quando algo incomoda na sua boca também é aceitável, basta seguir as regras. “Tudo precisa sair para o lado, não na direção de outras pessoas. Definitivamente olhe primeiro, antes de cuspir, para não acertar alguém”, disse ela. “E melhor na grama do que no caminho concreto.”